Sempre atento com a trajetória dos professores de Língua Portuguesa nos discursos na sala dos professores e na própria sala de aula e devido ao grande índice de reclamação dos docentes, que os alunos não avançam, que os alunos não aprendem, resolvemos pesquisar sobre o processo de formação continuada para os professores de Língua Portuguesa do município de Teotônio Vilela - AL. É notório, a quantidade de autores que escrevem e pesquisam sobre o referido tema, acentuadamente a partir da década de 90: Névoa (1992); Zeichner (1993); Garcia (1999) Pimenta (2000) e outros. Situando-se sobre vários aspectos indagados pelos referidos pesquisadores, coincidem com alguns pontos colocados para a nossa análise. É motivo de muitas e diferentes perguntas a respeito da prática e retorno da aprendizagem, mais notadamente, com o autor Verdinelli (2007). A Formação Continuada será o foco principal, como elemento fundamental na vida do educador. A formação inicial docente é muito relevante, porém com as mudanças na sociedade, que acabam influenciando a escola, o aprimoramento profissional deve continuar sendo desenvolvido ao longo da vida do professor. Desse modo, o referido artigo tem como objetivo aprofundar alguns conhecimentos, desenvolver novos posicionamento para uma reflexão a respeito da práxis pedagógicas e como isso refletirá no cotidiano e no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que este artigo possa contribuir de forma significativa para toda a sociedade acadêmica e para aqueles que se interessarem em acompanhar a evolução da educação de forma ampla e contemporânea.