Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁREAS NATURAIS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88580
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 12751
    "titulo" => "ÁREAS NATURAIS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "É indiscutível que o ensino e o aprendizado sofrem transformações ao logo do tempo, e cabe ao professor (a) fazer o uso de táticas que ajude a tornar suas aulas instigantes para os alunos, assim facilitando a mediação entre o conhecimento e o aprendiz. Este trabalho tem como foco as áreas naturais e os seus potenciais pedagógicos, demonstrando que os espaços não formais para o ensino são uma excelente alternativa para aliar o conteúdo de aula com o ensino da Biologia. A partir deste objetivo conseguimos delimitar e qualificar locais com potencial pedagógico, na cidade de São Luís - Maranhão, a fim de catalogar possíveis áreas para uso em aula de campo no ensino de Biologia, descrevendo os elementos integrantes dos ecossistemas encontrados, além dos temas de aulas que podem ser abordados, levando em consideração aspectos naturais e humanos que viabilizem a aula de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12751_TB1269_26072022113241.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYCIANE BARBOSA LICA"
    "autor_nome_curto" => "LEYCIANE"
    "autor_email" => "l.barbosa@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88580
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 12751
    "titulo" => "ÁREAS NATURAIS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "É indiscutível que o ensino e o aprendizado sofrem transformações ao logo do tempo, e cabe ao professor (a) fazer o uso de táticas que ajude a tornar suas aulas instigantes para os alunos, assim facilitando a mediação entre o conhecimento e o aprendiz. Este trabalho tem como foco as áreas naturais e os seus potenciais pedagógicos, demonstrando que os espaços não formais para o ensino são uma excelente alternativa para aliar o conteúdo de aula com o ensino da Biologia. A partir deste objetivo conseguimos delimitar e qualificar locais com potencial pedagógico, na cidade de São Luís - Maranhão, a fim de catalogar possíveis áreas para uso em aula de campo no ensino de Biologia, descrevendo os elementos integrantes dos ecossistemas encontrados, além dos temas de aulas que podem ser abordados, levando em consideração aspectos naturais e humanos que viabilizem a aula de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12751_TB1269_26072022113241.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYCIANE BARBOSA LICA"
    "autor_nome_curto" => "LEYCIANE"
    "autor_email" => "l.barbosa@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

É indiscutível que o ensino e o aprendizado sofrem transformações ao logo do tempo, e cabe ao professor (a) fazer o uso de táticas que ajude a tornar suas aulas instigantes para os alunos, assim facilitando a mediação entre o conhecimento e o aprendiz. Este trabalho tem como foco as áreas naturais e os seus potenciais pedagógicos, demonstrando que os espaços não formais para o ensino são uma excelente alternativa para aliar o conteúdo de aula com o ensino da Biologia. A partir deste objetivo conseguimos delimitar e qualificar locais com potencial pedagógico, na cidade de São Luís - Maranhão, a fim de catalogar possíveis áreas para uso em aula de campo no ensino de Biologia, descrevendo os elementos integrantes dos ecossistemas encontrados, além dos temas de aulas que podem ser abordados, levando em consideração aspectos naturais e humanos que viabilizem a aula de campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.