Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPADINHA-MA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88803 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 8340 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPADINHA-MA." "resumo" => "A pesquisa apresentou como objetivo geral averiguar os desafios que os alunos autistas enfrentam na Educação Infantil no ensino regular no município de Chapadinha - MA, bem como refletir sobre algumas percepções de professoras das escolas selecionadas como objeto de estudo. Buscou-se, quanto a objetivos específicos, investigar os desafios que o aluno autista encontra na sala de aula com os demais alunos “ditos normais”, a falta de recursos e estruturas para atender esses alunos, os desafios e possibilidades que os docentes encontram no trabalho pedagógico e qual metodologia adotam em suas práticas. Como aporte teórico foram utilizados principais autores que discutem a temática como Sassaki (2003), Mazzota (2005), Omote (2003), Carvalho (1997), Silva (2005), Mantoan (1997), Camargos Jr (2013), Fumegalli (2012), Santos (1996), Sneyders (1996), Kishimoto (2011) entre outros. No tocante a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo descritiva, quanto aos objetivos, e com abordagem alicerçada na pesquisa qualitativa quanto análise dos dados. Para a coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha através de formulário eletrônico Google Forms a 22 professoras atuantes da Educação Infantil em cinco escolas da rede municipal. Constatou-se que há muitas dificuldades dos docentes quanto ao trabalho pedagógico no tocante a planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos autistas, bem como que o ambiente escolar e a família devem ter um vínculo a fim de acolher de maneira eficaz a criança com TEA, oportunizando o crescimento intelectual, motor e psicológico. Perante os resultados da pesquisa, torna-se necessário que os professores assumam nova perspectiva educacional no tocante a inclusão.A pesquisa apresentou como objetivo geral averiguar os desafios que os alunos autistas enfrentam na Educação Infantil no ensino regular no município de Chapadin" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8340_TB1865_19072022014330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA OLIVEIRA NEVES" "autor_email" => "camilapeixes@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88803 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 8340 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPADINHA-MA." "resumo" => "A pesquisa apresentou como objetivo geral averiguar os desafios que os alunos autistas enfrentam na Educação Infantil no ensino regular no município de Chapadinha - MA, bem como refletir sobre algumas percepções de professoras das escolas selecionadas como objeto de estudo. Buscou-se, quanto a objetivos específicos, investigar os desafios que o aluno autista encontra na sala de aula com os demais alunos “ditos normais”, a falta de recursos e estruturas para atender esses alunos, os desafios e possibilidades que os docentes encontram no trabalho pedagógico e qual metodologia adotam em suas práticas. Como aporte teórico foram utilizados principais autores que discutem a temática como Sassaki (2003), Mazzota (2005), Omote (2003), Carvalho (1997), Silva (2005), Mantoan (1997), Camargos Jr (2013), Fumegalli (2012), Santos (1996), Sneyders (1996), Kishimoto (2011) entre outros. No tocante a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo descritiva, quanto aos objetivos, e com abordagem alicerçada na pesquisa qualitativa quanto análise dos dados. Para a coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha através de formulário eletrônico Google Forms a 22 professoras atuantes da Educação Infantil em cinco escolas da rede municipal. Constatou-se que há muitas dificuldades dos docentes quanto ao trabalho pedagógico no tocante a planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos autistas, bem como que o ambiente escolar e a família devem ter um vínculo a fim de acolher de maneira eficaz a criança com TEA, oportunizando o crescimento intelectual, motor e psicológico. Perante os resultados da pesquisa, torna-se necessário que os professores assumam nova perspectiva educacional no tocante a inclusão.A pesquisa apresentou como objetivo geral averiguar os desafios que os alunos autistas enfrentam na Educação Infantil no ensino regular no município de Chapadin" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8340_TB1865_19072022014330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA OLIVEIRA NEVES" "autor_email" => "camilapeixes@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A pesquisa apresentou como objetivo geral averiguar os desafios que os alunos autistas enfrentam na Educação Infantil no ensino regular no município de Chapadinha - MA, bem como refletir sobre algumas percepções de professoras das escolas selecionadas como objeto de estudo. Buscou-se, quanto a objetivos específicos, investigar os desafios que o aluno autista encontra na sala de aula com os demais alunos “ditos normais”, a falta de recursos e estruturas para atender esses alunos, os desafios e possibilidades que os docentes encontram no trabalho pedagógico e qual metodologia adotam em suas práticas. Como aporte teórico foram utilizados principais autores que discutem a temática como Sassaki (2003), Mazzota (2005), Omote (2003), Carvalho (1997), Silva (2005), Mantoan (1997), Camargos Jr (2013), Fumegalli (2012), Santos (1996), Sneyders (1996), Kishimoto (2011) entre outros. No tocante a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo descritiva, quanto aos objetivos, e com abordagem alicerçada na pesquisa qualitativa quanto análise dos dados. Para a coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha através de formulário eletrônico Google Forms a 22 professoras atuantes da Educação Infantil em cinco escolas da rede municipal. Constatou-se que há muitas dificuldades dos docentes quanto ao trabalho pedagógico no tocante a planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos autistas, bem como que o ambiente escolar e a família devem ter um vínculo a fim de acolher de maneira eficaz a criança com TEA, oportunizando o crescimento intelectual, motor e psicológico. Perante os resultados da pesquisa, torna-se necessário que os professores assumam nova perspectiva educacional no tocante a inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.