O presente texto tem como objetivo refletir e explicar o significado de uma prática educativa político e pedagogicamente coerente, consoante aos conceitos e outras construções teóricas formuladas pelos estudiosos da educação sobre essa prática. Tenciona refletir, primordialmente, sobre sentidos e significados de prática educativa visando a um aprofundamento do conceito a fim de contribuir com a discussão educacional que pretende aclarar aspectos que ainda geram interrogações sobre essa prática no contexto da educação escolarizada e na formação de professores. Refletimos sobre as práticas educativas para explicar a consistência dessas práticas como aspecto inerente ao processo de formação docente capaz de possibilitar ao professor em formação o estabelecimento dos nexos entre suas diferentes concepções. Para a discussão dessas ideias abordamos ao longo do texto o significado de prática educativa proposto por Saviani (2007), Pimenta (1997,2012), Candau (2011), Foucault (1987), Gauthier (2012), Veiga-Neto (2003), Brandão (2002), Freire (1983) e Morin (2006). Por meio deste significativo aporte teórico estabelecemos os possíveis nexos entre práticas educativas como saberes pedagógicos na formação docente. Concluímos ressaltando que, embora o texto esteja voltado para a reflexão acerca da formação docente, o debate em questão deve interessar não somente ao pedagogo, mas a todos os educadores envolvidos com as práticas educativas escolares, os quais devem aceitar teorizar suas práticas e submetê-las à discussão, podendo gerar assim, uma compreensão ampla desse contexto sob diferentes olhares.