BUGARIN, Luciano Dantas. Por uma videoteca escolar no ensino de arte. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88400>. Acesso em: 22/11/2024 22:16
Defende-se, neste trabalho, a adoção de uma pedagogia do cinema no ensino de arte na Educação Básica, que seja associada de maneira adequada ao projeto político-pedagógico da escola. Almeja-se que o cinema seja institucionalizado como parte do currículo e meio de ensino e aprendizado. Uma pedagogia do cinema se divide em duas partes: a apreciação fílmica e a criação cinematográfica. Este trabalho é focado na primeira parte da fruição de filmes de forma didática. Desta maneira, propõe-se a elaboração de uma videoteca escolar como crucial para oferecer a oportunidade dos alunos poderem construir uma cultura cinematográfica e uma percepção sensível acerca da importância da arte do cinema. A multiplicidade de filmes em relação ao gênero, país de origem, trama e época realizada oferece uma ampla oferta de vivências e estímulos ao imaginário criativo. Esses filmes sugeridos, logicamente, podem estar disponíveis para que os alunos os assistam em sua totalidade ou sejam utilizados por professores de diversas disciplinas por motivos pedagógicos que estejam (ou não) discriminados neste projeto. Coloca-se, também, para o aluno a importância de seu papel participativo em seu próprio processo de aprendizado, pois deixa-lo livre para poder ver ou rever os títulos abordados em sala de aula quando e da forma como queira é uma maneira de dar crédito à sua capacidade em desenvolver sensibilidades e percepções próprias de gosto pelo novo e diferente. Desta forma, sem imposição, o aluno pode sentir-se estimulado a escolher suas preferências e não ser condenado por elas.