O estudo da molécula da vida é uma temática que alunos se questionam, desejam saber como a ela contém as informações genéticas que definem características que herdamos. Esta SD foi pensada para apresenta o DNA aos alunos do ensino médio de forma didática e criativa, contribuindo para o ensino e aprendizagem mais significativa. Foi ministrada na EE Jerônimo Gueiros/Natal/RN. Os Objetivos foram apresentar as características das moléculas e correlacionar a replicação. A SD foi realizada em etapas: aula de extração de DNA em frutas; discussão sobre aula experimental.; aula de construção de modelos das moléculas; exposição dos modelos em amostra cultural; leitura dos textos “a meiose favorece a evolução das espécies” e “A base comum da vida”, e discussão sobre a relação que existe entre os textos e os conceitos; Apresentação de um teste de paternidade (jogo) finalizando com avaliação do processo. Foram produzidos quatro modelos da molécula e duas HQ´s. Importante ressaltar que ao realizar a SD, que o ideal é trabalhar durante nos primeiros bimestres pois verificou-se que aprendizagem dos alunos foram mais significativas, quando comparadas com os últimos que são mais corridos e no qual aluno e professor já se encontram cansados pela jornada anual de trabalho.