Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO “NOVO” ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho analisa os aspectos da flexibilização no currículo do “Novo” Ensino Médio, que vem sendo implementado nas escolas das redes estaduais do país, e suas consequências para o labor docente. Assim sendo, os objetivos desse trabalho consistem em abordar o conceito geral de flexibilidade e como ele está relacionado ao campo educacional; explicitar as características do “Novo” Ensino Médio a partir da Lei nº 13.415/2017 e analisar como a flexibilização curricular no Ensino Médio vem afetando os docentes. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica com base nas discussões do campo educacional que se fundamentam no materialismo histórico-dialético e realizamos análise documental, a partir da Lei nº 13.415/2017 instituída no governo de Michel Temer, para identificar como a flexibilização apontada na reforma atinge o trabalho dos docentes. Desse modo, destaca-se que a reforma do Ensino Médio traz aspectos de flexibilidade, articuladas às demandas produtivas do capitalismo flexível, que reflete na formação dos jovens, dos professores com processos de desvalorização social e precarização do magistério e, consequentemente tem impactado na qualidade do ensino público.

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