Essa temática partiu de uma problematização que inquieta pesquisadores, porque a criança é capaz de tornar objetos inanimados em coisas extraordinárias, atribuindo a esses objetos qualidades de seres vivos, tornando-os, a partir do faz-de-contas, em crianças que viajam no mundo da fantasia e desenvolvem a imaginação. Daí a necessidade de perguntar como as escolas estão despertando o interesse das crianças pelo brincar por meio da fantasia, considerando a importância do professor nesse processo pedagógico. O ato de brincar é fundamental na vida da criança, não apenas como forma de diversão, mas também como um processo de aprendizagem. Olhando dessa forma, o presente trabalho buscou resgatar esse momento lúdico na vida das crianças como fonte de ensino e aprendizagem para desenvolver seu lado social com interação com outras crianças e melhorando assim sua vida no espaço de convivência. Para tal estudo, traçou-se alguns objetivos, sendo o objetivo geral: analisar as contribuições de literatura publicada quanto ao brincar na infância no ambiente escolar; e objetivos específicos: 1) identificar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, 2) descrever as brincadeiras que despertam a imaginação da criança no ambiente escolar, e 3) investigar quais práticas pedagógicas focadas na literatura publicada estão relacionados ao brincar no ambiente escolar. O percurso metodológico para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para análise e discussão utilizou-se a categorização das fontes. O estudo teve sustentação nos autores MELO (2010), KISHIMOTO (2010), HUIZINGA(2007), OLIVEIRA (2000), GIL (2000), MINAYO (2014), além das referências das fontes analisadas. Em síntese, ressalta-se que os objetivos do estudo foram atingidos, ressaltando-se a importância e necessidade de executar uma prática pedagógica pautada na interdisciplinaridade, saberes fundamentais para um professor desenvolver atividades lúdicas na Educação Infantil voltadas para a imaginação.