DIÁLOGO, MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTOS: RELATOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87299 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "DIÁLOGO, MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTOS: RELATOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES" "resumo" => "É crescente a necessidade de, enquanto professores de Matemática, atribuirmos significado aquilo que lecionamos, nessa perspectiva entende-se a importância de trazer o contexto social a o qual os alunos estão inseridos para dentro da sala de aula. Em se tratando da disciplina de Matemática, essa relação entre o conteúdo abordado e o contexto do aluno torna-se fundamental. Com o crescimento econômico, faz-se necessário que tenhamos uma atenção especial a questões relacionadas a matemática financeira e o papel da Matemática dentro desse contexto. Esta pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de aplicação prática de atividades envolvendo a educação financeira sob numa perspectiva dialógica. Ela se enquadra na abordagem qualitativa e dentro dessa abordagem, é classificada como uma pesquisa ação, onde é realizada uma estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Têm-se como apoio teórico as contribuições de Paulo Freire, Ole Osmovski e D’Ambrósio. Ao longo da aplicação percebemos um maior envolvimento da turma nas atividades propostas, onde os mesmos em muitas situações sentiram-se mais confortáveis em participar, tendo em vista que aquilo que estava sendo debatido tinha sentido/significado para eles. A aplicação dessas atividades evidenciou a importância de se ter um ensino de matemática mais contextualizado levando em consideração o contexto onde eles estão ineridos, e onde os educandos possam participar ativamente desse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1028_TB607_07062022204038.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE CASIMIRO" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87299 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "DIÁLOGO, MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTOS: RELATOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES" "resumo" => "É crescente a necessidade de, enquanto professores de Matemática, atribuirmos significado aquilo que lecionamos, nessa perspectiva entende-se a importância de trazer o contexto social a o qual os alunos estão inseridos para dentro da sala de aula. Em se tratando da disciplina de Matemática, essa relação entre o conteúdo abordado e o contexto do aluno torna-se fundamental. Com o crescimento econômico, faz-se necessário que tenhamos uma atenção especial a questões relacionadas a matemática financeira e o papel da Matemática dentro desse contexto. Esta pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de aplicação prática de atividades envolvendo a educação financeira sob numa perspectiva dialógica. Ela se enquadra na abordagem qualitativa e dentro dessa abordagem, é classificada como uma pesquisa ação, onde é realizada uma estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Têm-se como apoio teórico as contribuições de Paulo Freire, Ole Osmovski e D’Ambrósio. Ao longo da aplicação percebemos um maior envolvimento da turma nas atividades propostas, onde os mesmos em muitas situações sentiram-se mais confortáveis em participar, tendo em vista que aquilo que estava sendo debatido tinha sentido/significado para eles. A aplicação dessas atividades evidenciou a importância de se ter um ensino de matemática mais contextualizado levando em consideração o contexto onde eles estão ineridos, e onde os educandos possam participar ativamente desse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1028_TB607_07062022204038.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE CASIMIRO" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }