É crescente a necessidade de, enquanto professores de Matemática, atribuirmos significado aquilo que lecionamos, nessa perspectiva entende-se a importância de trazer o contexto social a o qual os alunos estão inseridos para dentro da sala de aula. Em se tratando da disciplina de Matemática, essa relação entre o conteúdo abordado e o contexto do aluno torna-se fundamental. Com o crescimento econômico, faz-se necessário que tenhamos uma atenção especial a questões relacionadas a matemática financeira e o papel da Matemática dentro desse contexto. Esta pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de aplicação prática de atividades envolvendo a educação financeira sob numa perspectiva dialógica. Ela se enquadra na abordagem qualitativa e dentro dessa abordagem, é classificada como uma pesquisa ação, onde é realizada uma estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Têm-se como apoio teórico as contribuições de Paulo Freire, Ole Osmovski e D’Ambrósio. Ao longo da aplicação percebemos um maior envolvimento da turma nas atividades propostas, onde os mesmos em muitas situações sentiram-se mais confortáveis em participar, tendo em vista que aquilo que estava sendo debatido tinha sentido/significado para eles. A aplicação dessas atividades evidenciou a importância de se ter um ensino de matemática mais contextualizado levando em consideração o contexto onde eles estão ineridos, e onde os educandos possam participar ativamente desse processo.