A educação inclusiva vem contribuindo para novos paradigmas educacionais que demandam permanente reflexão sobre a forma de integração de conceitos, conhecimentos e estratégias de ensino, voltados para a aprendizagem do aluno. Além disso, é importante considerar as inabilidades e peculiaridades típicas de cada tipo de deficiência para a estruturação didática. Neste sentido, esta pesquisa buscou a compreensão do processo de musicalização como estratégia do desenvolvimento da habilidade de Atenção Voluntária, como mecanismo das funções executivas neurocognitivas, responsáveis pela aprendizagem. O aporte teórico apoiou-se em conceitos da neuroeducação: Funções Executivas, Atenção Voluntária; Musicalização e Aprendizagem Matemática Inclusiva. A metodologia de caráter experimental teve como sujeitos alunos do primeiro ano do ensino fundamental e a professora da turma dos alunos. Foram utilizadas atividades de musicalização que buscaram desenvolver a Atenção Voluntária para a realização de cálculos mentais em alunos com déficit de atenção. As mesmas atividades foram desenvolvidas com todos os alunos, sem diferenciação dos alunos portadores de déficit de atenção. O resultado sugere um aumento da Atenção Voluntária nas atividades cognitivas típicas do pensamento matemático, o que pode indicar a existência de benefícios na constância do processo de musicalização, com implicações positivas na área da educação matemática inclusiva.