Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LITERATURA DE CORDEL: PRATICANDO A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, CIDADANIA, COMPETÊNCIA LEITORA Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8919
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1239
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: PRATICANDO A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações, demonstra que muitos alunos não compreende o que leem. O presente trabalho objetiva analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos, difundindo essa arte literária,desenvolvendo a competência leitora.Para tal,utilizamos alguns procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequência didática. O trabalho proposto se deu em três etapas. A 1ª- etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A 2ª- etapa composta pela leitura deleite. E a 3ª- etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - Escola Tertuliano José da Silva- Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Assim, nosso estudo foi pautado nas teorias de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário. Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho, entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes. Logo, o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula e sua importância para formação de leitores através das leituras compartilhadas. PALAVRAS-CHAVE: Literatura de Cordel. Cidadania. Competência Leitora.ABSTRACTIn the current context, read efficiently is extremely important, as it facilitates the inclusion of the subject in society. However, the results of several evaluations shows that many students do not understand what leem.O present study aims to analyze the literature of string as a facilitator of student learning gap, spreading this literary art, developing competence leitora.Para so, we use some methodological procedures: library research, group meetings and instructional sequence. The proposed work is given in three steps. The 1ª- step consists of probing the students' horizon of expectations. The 2ª- step consists of reading enjoyment. And 3ª- step consists of knowing the pamphlet literature with teachers and students of 4th and 5th year of elementary school - Tertullian José Silva-School-Site Retreat Lagoa Seca / PB. Thus, our study was guided by the theories of Helder Pinheiro (2010); to engage a privileged place for the line. Patricia Aragon (2007); pay attention to the line as one of the most fertile fields of literary studies. Moreover, studying Galvão (2010), helped us a literary dip. Thus, research-tion was essential for the preparation of this work, understand that this methodology is characterized by the interaction between researchers and participants. Thus, our study examines the use of string in the classroom and their importance to educating readers through shared readings. KEYWORDS: Cordel Literature. Citizenship. Reader competence."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, CIDADANIA, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_06_27_idinscrito_48_da6e44f545ac947095899b399d4007bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8919
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1239
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: PRATICANDO A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações, demonstra que muitos alunos não compreende o que leem. O presente trabalho objetiva analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos, difundindo essa arte literária,desenvolvendo a competência leitora.Para tal,utilizamos alguns procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequência didática. O trabalho proposto se deu em três etapas. A 1ª- etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A 2ª- etapa composta pela leitura deleite. E a 3ª- etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - Escola Tertuliano José da Silva- Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Assim, nosso estudo foi pautado nas teorias de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário. Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho, entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes. Logo, o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula e sua importância para formação de leitores através das leituras compartilhadas. PALAVRAS-CHAVE: Literatura de Cordel. Cidadania. Competência Leitora.ABSTRACTIn the current context, read efficiently is extremely important, as it facilitates the inclusion of the subject in society. However, the results of several evaluations shows that many students do not understand what leem.O present study aims to analyze the literature of string as a facilitator of student learning gap, spreading this literary art, developing competence leitora.Para so, we use some methodological procedures: library research, group meetings and instructional sequence. The proposed work is given in three steps. The 1ª- step consists of probing the students' horizon of expectations. The 2ª- step consists of reading enjoyment. And 3ª- step consists of knowing the pamphlet literature with teachers and students of 4th and 5th year of elementary school - Tertullian José Silva-School-Site Retreat Lagoa Seca / PB. Thus, our study was guided by the theories of Helder Pinheiro (2010); to engage a privileged place for the line. Patricia Aragon (2007); pay attention to the line as one of the most fertile fields of literary studies. Moreover, studying Galvão (2010), helped us a literary dip. Thus, research-tion was essential for the preparation of this work, understand that this methodology is characterized by the interaction between researchers and participants. Thus, our study examines the use of string in the classroom and their importance to educating readers through shared readings. KEYWORDS: Cordel Literature. Citizenship. Reader competence."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, CIDADANIA, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_06_27_idinscrito_48_da6e44f545ac947095899b399d4007bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMO No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações, demonstra que muitos alunos não compreende o que leem. O presente trabalho objetiva analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos, difundindo essa arte literária,desenvolvendo a competência leitora.Para tal,utilizamos alguns procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequência didática. O trabalho proposto se deu em três etapas. A 1ª- etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A 2ª- etapa composta pela leitura deleite. E a 3ª- etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - Escola Tertuliano José da Silva- Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Assim, nosso estudo foi pautado nas teorias de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário. Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho, entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes. Logo, o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula e sua importância para formação de leitores através das leituras compartilhadas. PALAVRAS-CHAVE: Literatura de Cordel. Cidadania. Competência Leitora.ABSTRACTIn the current context, read efficiently is extremely important, as it facilitates the inclusion of the subject in society. However, the results of several evaluations shows that many students do not understand what leem.O present study aims to analyze the literature of string as a facilitator of student learning gap, spreading this literary art, developing competence leitora.Para so, we use some methodological procedures: library research, group meetings and instructional sequence. The proposed work is given in three steps. The 1ª- step consists of probing the students' horizon of expectations. The 2ª- step consists of reading enjoyment. And 3ª- step consists of knowing the pamphlet literature with teachers and students of 4th and 5th year of elementary school - Tertullian José Silva-School-Site Retreat Lagoa Seca / PB. Thus, our study was guided by the theories of Helder Pinheiro (2010); to engage a privileged place for the line. Patricia Aragon (2007); pay attention to the line as one of the most fertile fields of literary studies. Moreover, studying Galvão (2010), helped us a literary dip. Thus, research-tion was essential for the preparation of this work, understand that this methodology is characterized by the interaction between researchers and participants. Thus, our study examines the use of string in the classroom and their importance to educating readers through shared readings. KEYWORDS: Cordel Literature. Citizenship. Reader competence.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.