Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO SUPERIOR, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação no Brasil é um recurso considerado obrigatório, sendo assegurado pelo poder público durante todo o ensino básico e médio. No entanto, o ensino público fornecido muitas vezes não qualifica suficientemente o aluno de modo que este consiga, sem nenhum tipo de auxilio extra, ingressar no ensino superior. Assim, indivíduos de classe econômica mais abastada adquirem vantagem por terem tido acesso a um ensino preparatório de melhor qualidade, logo, conseguem garantir mais facilmente suas vagas em instituições de ensino superior público. Visando incluir alunos de baixa renda, foram implantadas as cotas sociais e para sua permanência, as políticas de ações afirmativas. Para uma melhor compreensão das ações afirmativas, o presente trabalho objetiva fazer um estudo de cunho qualitativo, com abordagem exploratória, feita por meio de uma revisão não sistemática da literatura pertinente, fornecida pelo projeto de pesquisa (PIVIC) que tem por tema “Contribuições da assistência estudantil para afiliação universitária”. Como bem é sabido a qualificação / educação proporciona oportunidades e, consequentemente, alavanca o nível social do indivíduo. Nesse sentido, o ingresso de estudantes de classe menos abastada nas universidades deve ser um dos objetivos centrais de ações afirmativas que visem expandir a educação no país, logo, as cotas são imprescindíveis para estes indivíduos que não possuíram as bases necessárias para concorrer de forma justa com aqueles que desde a educação de base receberam um ensino qualificado. Porém, as cotas podem sofrer o risco de não atingirem seu ideal, tendo em vista que garantir o acesso ao ensino superior implica não apenas matricular alunos. Destarte, estar na universidade implica ter que arcar com determinados custos (moradia, alimentação, material didático e transporte) que para um aluno de baixa renda podem ser inviáveis, lhe custa muito e por esse motivo, acabam desistindo de continuar na instituição. Com o propósito de assegurar a permanência desses estudantes nas universidades, foram criados os auxílios permanências que são políticas de ações afirmativas que visam garantir o auxilio básico a estes estudantes através dos restaurantes e residências universitárias, bolsas de iniciação científica e bolsas permanência. A partir da literatura pertinente ao tema pode-se concluir que, para além do ingresso nas universidades o governo deve fornecer subsídios que objetivem a permanência desses alunos, lhes garantindo o básico para uma melhor adaptação institucional e ampliando os programas e ações assistenciais já existentes.

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