Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INDÍGENA: NAS FRONTEIRAS DAS DIVERSIDADES DO PROLIND – UFCG/OPIP

Palavra-chaves: : EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, REFAZER., EDUCAÇÃO. Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8722
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 5360
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INDÍGENA: NAS FRONTEIRAS DAS DIVERSIDADES DO PROLIND – UFCG/OPIP"
    "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as práticas escolares nos pressupostos pedagógicos e políticos da Educação Escolar indígena, sob o prisma do Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND Referenciamo-nos em autores que discutem a temática, como: , BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);FLEURI (2002), dentre outros. Como abordagem metodológica, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas com docentes, documentos oficiais e análise de políticas públicas, verificando como no contexto dos saberes dos povos indígenas podemos (re)fazer nossas práticas, enfocando novas possibilidades para trabalhar a Educação Escolar indígena e sua História.PALAVRAS – CHAVE: Educação Escolar Indígena. Refazer. Educação. ABSTRACTThis goal of this study is to analyze the educational practices in the pedagogical and political methods regarding the indigenous education under the prism (Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND. We have made use of authors who approach this theme such as: BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);(2006), FLEURI (2002), among others. As methodological approach we have done a qualitative, making use of interviews with teachers, official documents and analysis of public policies. Looking through the lenses of the knowledge of the indigenous people we can (re) make our practices, focusing on new possibilities on how to work with indigenous Education and its History. KEYWORDS: Indigenous Scholarship Education. Refazer. Education."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => ": EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, REFAZER., EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_51_21_idinscrito_5360_35a9f9a039f0cbbaaaa695b742d86d9b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO"
    "autor_email" => "rdavib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8722
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 5360
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INDÍGENA: NAS FRONTEIRAS DAS DIVERSIDADES DO PROLIND – UFCG/OPIP"
    "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as práticas escolares nos pressupostos pedagógicos e políticos da Educação Escolar indígena, sob o prisma do Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND Referenciamo-nos em autores que discutem a temática, como: , BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);FLEURI (2002), dentre outros. Como abordagem metodológica, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas com docentes, documentos oficiais e análise de políticas públicas, verificando como no contexto dos saberes dos povos indígenas podemos (re)fazer nossas práticas, enfocando novas possibilidades para trabalhar a Educação Escolar indígena e sua História.PALAVRAS – CHAVE: Educação Escolar Indígena. Refazer. Educação. ABSTRACTThis goal of this study is to analyze the educational practices in the pedagogical and political methods regarding the indigenous education under the prism (Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND. We have made use of authors who approach this theme such as: BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);(2006), FLEURI (2002), among others. As methodological approach we have done a qualitative, making use of interviews with teachers, official documents and analysis of public policies. Looking through the lenses of the knowledge of the indigenous people we can (re) make our practices, focusing on new possibilities on how to work with indigenous Education and its History. KEYWORDS: Indigenous Scholarship Education. Refazer. Education."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => ": EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, REFAZER., EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_51_21_idinscrito_5360_35a9f9a039f0cbbaaaa695b742d86d9b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO"
    "autor_email" => "rdavib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este estudo objetiva analisar as práticas escolares nos pressupostos pedagógicos e políticos da Educação Escolar indígena, sob o prisma do Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND Referenciamo-nos em autores que discutem a temática, como: , BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);FLEURI (2002), dentre outros. Como abordagem metodológica, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas com docentes, documentos oficiais e análise de políticas públicas, verificando como no contexto dos saberes dos povos indígenas podemos (re)fazer nossas práticas, enfocando novas possibilidades para trabalhar a Educação Escolar indígena e sua História.PALAVRAS – CHAVE: Educação Escolar Indígena. Refazer. Educação. ABSTRACTThis goal of this study is to analyze the educational practices in the pedagogical and political methods regarding the indigenous education under the prism (Programa de Licenciatura Indígena – PROLIND. We have made use of authors who approach this theme such as: BERGAMASHI apud PALADINO & CZARNY(2012);(2006), FLEURI (2002), among others. As methodological approach we have done a qualitative, making use of interviews with teachers, official documents and analysis of public policies. Looking through the lenses of the knowledge of the indigenous people we can (re) make our practices, focusing on new possibilities on how to work with indigenous Education and its History. KEYWORDS: Indigenous Scholarship Education. Refazer. Education.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.