Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
0 of 0
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8887 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 2500 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO" "resumo" => "Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira. Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão. Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar.Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_01_11_28_idinscrito_2500_1e1ad39a2c2d735a6f706d57842a585e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BRAGA BRASIL" "autor_nome_curto" => "DANI BRASIL" "autor_email" => "bragabrasil.daniele@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8887 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 2500 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO" "resumo" => "Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira. Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão. Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar.Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_01_11_28_idinscrito_2500_1e1ad39a2c2d735a6f706d57842a585e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BRAGA BRASIL" "autor_nome_curto" => "DANI BRASIL" "autor_email" => "bragabrasil.daniele@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira. Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão. Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.