IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19
"2022-09-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87193 "edicao_id" => 296 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 1637 "titulo" => "IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19" "resumo" => "O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e exige desenvolvimento de ações que o promovam de maneira ativa (UNESCO, 2016). A expansão tecnológica abre novos caminhos e a inclusão digital é identificada como uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. As Universidades Abertas à Terceira Idade e seu papel inclusivo direcionado à pessoa idosa possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas de interesse e trocas de experiências intergeracionais. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH - USP tem em seu Programa USP 60+, o Projeto Idosos On-line. Destinado ao letramento e a alfabetização digital desde 2009. No início de 2020 com a pandemia, novas dinâmicas foram formuladas e o processo passou a ser on-line. Foi utilizado modelo de ensino desenvolvido para o Projeto (Cliquet et al, 2020) e a avaliação é realizada por entrevista individual online em pré e pós-teste. No momento da Covid-19, o objetivo do programa foi fornecer subsídios básicos aos alunos da USP60+|EACH, com a expectativa de facilitar o contato com familiares e amigos, assim como, oferecer a continuidade das oficinas àqueles que já faziam parte dos programas. Além dos conteúdos elaborados foram incluídos temas sugeridos pelos grupos de alunos idosos levando-se em conta o propósito e a vontade do que aprender (Cachioni et al, 2015) Participaram 53 alunos idosos divididos em: a) Turma Básica e, b) Turma Avançado, de ambos os sexos. Mesmo com os resultados ainda em análise, o programa demonstrou as diversas possibilidades de promover ações para facilitar aprendizagens, socialização e melhora na qualidade de vida dessa população, mesmo mantendo-se o distanciamento físico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV179_MD1_ID1637_TB668_17062022173513.pdf" "created_at" => "2022-09-23 10:30:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN CLIQUET" "autor_nome_curto" => "Lilian Cliquet" "autor_email" => "l235177@dac.unicamp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh" "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH" "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-23" "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87193 "edicao_id" => 296 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 1637 "titulo" => "IDOSOS ON-LINE: NOVAS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DA PESSOA IDOSA FRENTE A COVID-19" "resumo" => "O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e exige desenvolvimento de ações que o promovam de maneira ativa (UNESCO, 2016). A expansão tecnológica abre novos caminhos e a inclusão digital é identificada como uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. As Universidades Abertas à Terceira Idade e seu papel inclusivo direcionado à pessoa idosa possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas de interesse e trocas de experiências intergeracionais. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH - USP tem em seu Programa USP 60+, o Projeto Idosos On-line. Destinado ao letramento e a alfabetização digital desde 2009. No início de 2020 com a pandemia, novas dinâmicas foram formuladas e o processo passou a ser on-line. Foi utilizado modelo de ensino desenvolvido para o Projeto (Cliquet et al, 2020) e a avaliação é realizada por entrevista individual online em pré e pós-teste. No momento da Covid-19, o objetivo do programa foi fornecer subsídios básicos aos alunos da USP60+|EACH, com a expectativa de facilitar o contato com familiares e amigos, assim como, oferecer a continuidade das oficinas àqueles que já faziam parte dos programas. Além dos conteúdos elaborados foram incluídos temas sugeridos pelos grupos de alunos idosos levando-se em conta o propósito e a vontade do que aprender (Cachioni et al, 2015) Participaram 53 alunos idosos divididos em: a) Turma Básica e, b) Turma Avançado, de ambos os sexos. Mesmo com os resultados ainda em análise, o programa demonstrou as diversas possibilidades de promover ações para facilitar aprendizagens, socialização e melhora na qualidade de vida dessa população, mesmo mantendo-se o distanciamento físico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV179_MD1_ID1637_TB668_17062022173513.pdf" "created_at" => "2022-09-23 10:30:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN CLIQUET" "autor_nome_curto" => "Lilian Cliquet" "autor_email" => "l235177@dac.unicamp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh" "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH" "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-23" "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }