A prática profissional voltada para a educação em saúde pode influenciar positivamente o acompanhamento de saúde da população idosa fomentando ações para promoção da saúde e prevenção doenças e agravos. A implementação dessas ações envolve diversos cenários tanto em espaços de saúde como Unidades Básicas e hospitalares, quanto espaços formais e não formais de ensino. Quanto aos instrumentos e meios para a sua execução, o uso de novas tecnologias para sua execução também mostram-se eficazes na execução das atividades. Este trabalho teve como objetivo conhecer as abordagens e cenários de execução das ações de educação em saúde voltada para idosos. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca booleana por meio das palavras chaves “educação”, “saúde” e “idosos”. Utilizou-se a base científica da Biblioteca Virtual em Saúde para busca dos artigos. Os critérios de inclusão foram conter os termos de busca no título, artigos publicados nos últimos dez anos completos e com conteúdo disponível online, artigos em português, inglês ou espanhol. Dentre os artigos analisados, as abordagens dos estudos estiveram voltadas tanto para idosos quanto para pessoas ligadas diretamente a esse público. As metodologias propostas pelos estudos também variou entre estudos com dados primários ou revisões da literatura, seja com abordagens quantitativas ou qualitativas. As ações educativas em grupo com idosos são desenvolvidas em serviços públicos, destacadamente em universidades ou a partir de seus projetos de extensão, em hospitais universitários ou em serviços de atenção primária. Destacou-se a importância da habilidade dos profissionais em realizar a educação em saúde sendo essa característica, um fator potencializador desse processo além da construção de um vínculo com o idoso. É importante que o profissional tenha perfil para trabalhar com educação em saúde, assumindo sua posição de educador em saúde e realize ações educativas continuamente, principalmente os idosos.