A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCH NA APRENDIZAGEM ENTALPIA PADRÃO DE FORMAÇÃO E ENTALPIA PADRÃO DE COMBUSTÃO PARA ALUNOS COM TEA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86777 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 1351 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCH NA APRENDIZAGEM ENTALPIA PADRÃO DE FORMAÇÃO E ENTALPIA PADRÃO DE COMBUSTÃO PARA ALUNOS COM TEA" "resumo" => "O processo de inclusão educacional é um movimento social e político que defende o direito de indivíduos participarem da sociedade na qual estão inseridos, serem respeitados por suas especificidades, desenvolverem e concretizarem suas potencialidades e se apropriarem das competências que lhes permitam exercer seu direito de cidadania. Apesar da inclusão ser um direito estabelecido na Constituição Federal de 1988, sua concretização ainda é um desafio, pois são necessárias condições estruturais, qualificação profissional e o uso de metodologias adequadas, que atendam às especificidades de cada indivíduo. Desta forma, o uso software Scratch é promissor para os processos educacionais inclusivos, pois permite a utilização de recursos que podem estimular o interesse dos alunos, criar interações, adequar à temporalidade e possibilitar intervenções, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Neste contexto, o presente trabalho é parte de um projeto de extensão desenvolvido no IFSP Jacareí para alunos com TEA, com o objetivo de abordar conteúdos de química, de forma lúdica, com atividades interativas, através do uso da plataforma Scratch. Para o desenvolvimento deste, abordou-se os conteúdos de entalpias padrão de formação e combustão em reações termoquímicas. A metodologia englobou a elaboração de: cenários em programa gráfico; roteiro com as falas do primeiro ator, explicando os conteúdos presentes nos cenários; programação em blocos para animar atores e cenários em uma sequência lógica e ordenada e adaptações inclusivas, feitas pela aluna com TEA. Os códigos utilizados neste projeto levam em conta o acerto dos reagentes e produtos e o balanceamento das reações químicas, com análise de acertos parciais ou totais. A finalização do jogo só é possível se houver acerte total das questões. Desta forma, o trabalho mostra-se organizado, interativo e estruturado, propiciando a inserção de temporalidade ao ser utilizado pela aluna com TEA, levando a uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1351_TB800_20082022211520.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSSANDRO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSSANDRO" "autor_email" => "alexssandro.ferreira@ifsp" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86777 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 1351 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCH NA APRENDIZAGEM ENTALPIA PADRÃO DE FORMAÇÃO E ENTALPIA PADRÃO DE COMBUSTÃO PARA ALUNOS COM TEA" "resumo" => "O processo de inclusão educacional é um movimento social e político que defende o direito de indivíduos participarem da sociedade na qual estão inseridos, serem respeitados por suas especificidades, desenvolverem e concretizarem suas potencialidades e se apropriarem das competências que lhes permitam exercer seu direito de cidadania. Apesar da inclusão ser um direito estabelecido na Constituição Federal de 1988, sua concretização ainda é um desafio, pois são necessárias condições estruturais, qualificação profissional e o uso de metodologias adequadas, que atendam às especificidades de cada indivíduo. Desta forma, o uso software Scratch é promissor para os processos educacionais inclusivos, pois permite a utilização de recursos que podem estimular o interesse dos alunos, criar interações, adequar à temporalidade e possibilitar intervenções, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Neste contexto, o presente trabalho é parte de um projeto de extensão desenvolvido no IFSP Jacareí para alunos com TEA, com o objetivo de abordar conteúdos de química, de forma lúdica, com atividades interativas, através do uso da plataforma Scratch. Para o desenvolvimento deste, abordou-se os conteúdos de entalpias padrão de formação e combustão em reações termoquímicas. A metodologia englobou a elaboração de: cenários em programa gráfico; roteiro com as falas do primeiro ator, explicando os conteúdos presentes nos cenários; programação em blocos para animar atores e cenários em uma sequência lógica e ordenada e adaptações inclusivas, feitas pela aluna com TEA. Os códigos utilizados neste projeto levam em conta o acerto dos reagentes e produtos e o balanceamento das reações químicas, com análise de acertos parciais ou totais. A finalização do jogo só é possível se houver acerte total das questões. Desta forma, o trabalho mostra-se organizado, interativo e estruturado, propiciando a inserção de temporalidade ao ser utilizado pela aluna com TEA, levando a uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1351_TB800_20082022211520.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSSANDRO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSSANDRO" "autor_email" => "alexssandro.ferreira@ifsp" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }