Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SCRATCH NA APRENDIZAGEM ENTALPIA PADRÃO DE FORMAÇÃO E ENTALPIA PADRÃO DE COMBUSTÃO PARA ALUNOS COM TEA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O processo de inclusão educacional é um movimento social e político que defende o direito de indivíduos participarem da sociedade na qual estão inseridos, serem respeitados por suas especificidades, desenvolverem e concretizarem suas potencialidades e se apropriarem das competências que lhes permitam exercer seu direito de cidadania. Apesar da inclusão ser um direito estabelecido na Constituição Federal de 1988, sua concretização ainda é um desafio, pois são necessárias condições estruturais, qualificação profissional e o uso de metodologias adequadas, que atendam às especificidades de cada indivíduo. Desta forma, o uso software Scratch é promissor para os processos educacionais inclusivos, pois permite a utilização de recursos que podem estimular o interesse dos alunos, criar interações, adequar à temporalidade e possibilitar intervenções, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Neste contexto, o presente trabalho é parte de um projeto de extensão desenvolvido no IFSP Jacareí para alunos com TEA, com o objetivo de abordar conteúdos de química, de forma lúdica, com atividades interativas, através do uso da plataforma Scratch. Para o desenvolvimento deste, abordou-se os conteúdos de entalpias padrão de formação e combustão em reações termoquímicas. A metodologia englobou a elaboração de: cenários em programa gráfico; roteiro com as falas do primeiro ator, explicando os conteúdos presentes nos cenários; programação em blocos para animar atores e cenários em uma sequência lógica e ordenada e adaptações inclusivas, feitas pela aluna com TEA. Os códigos utilizados neste projeto levam em conta o acerto dos reagentes e produtos e o balanceamento das reações químicas, com análise de acertos parciais ou totais. A finalização do jogo só é possível se houver acerte total das questões. Desta forma, o trabalho mostra-se organizado, interativo e estruturado, propiciando a inserção de temporalidade ao ser utilizado pela aluna com TEA, levando a uma aprendizagem significativa.

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