A oportunidade de participar de um programa de monitoria acadêmica especificamente na disciplina de Genealogia e Construção da Subjetividade III: IDOSO perpassa o desafio de despertar sobre a velhice e o envelhecimento aos discentes do curso de psicologia do quarto períodono intuito de despertar o desejo sobre o saber, especificamente o que é o velho e a velhice, quais os desafios enfrentados pelos sujeitos buscando ressaltar a singularidade dos casos e a importância do Outro social durante a travessia da velhice. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência da monitoria de Genealogia e Constituição da Subjetividade III: Idoso, Federal de Campina Grande, na vigência 2021.1.Desenvolvida durante o período atípico de pandemia, fez-se necessário reinventar-se a sala de aula, a princípioao utilizar das ferramentas digitais e momentos de encontro virtual com a classe, para fazer circular a palavra sobre algo que perpassa a temática da velhice e estava a nos inquietar também dada a pandemia: o real, o copo, o tempo e o Outro social. Por meio dos encontros virtuais e das trocas de textos, poemas e postagens,indicação e discussão de obras literárias e cinematográficas, notícias, músicas e vídeos. O uso da conversação e Sarau poético como um dispositivo de aposta na palavra como um saber fazer com o real, tornou-se possível construir um ambiente de aprendizado sobre o sujeito do envelhecimento e a importância dos projetos de curta duração e a distribuição da libido em diferentes objetos para um envelhecimento sereno.