FREITAS, Fabiana Martins De et al.. Dislexia: conhecer para avaliar e intervir. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8663>. Acesso em: 23/11/2024 01:00
Nesse artigo, discutem-se os conceitos acerca da dislexia enunciando as principais definições atribuídas a esse distúrbio. A problemática levantada busca compreender até que ponto os conhecimentos a respeito da dislexia contribui para possíveis intervenções com o disléxico. O conhecimento sobre essa dificuldade de aprendizagem, que é tido ora como doença ora como transtorno, é um passo primordial para lidar com escolares dessa natureza, por isso, o objetivo desse estudo é discutir essas definições tecendo o valor de conhecê-las para intervir na realidade desses escolares. A abordagem, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, se dá em face das diversas contribuições dos campos de estudos, sobretudo, educacional. O estudo constata uma inconstância quanto a denominação fixa para a dislexia, mas não descarta a importância de conhecê-las para intervir na realidade frente ao processo de ensino. Trata-se, portanto, de um discurso relevante para profissionais da educação e para o público em geral.