CINE-DEBATE: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCUSSÃO DO ENVELHECIMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
"2022-09-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86494 "edicao_id" => 296 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "CINE-DEBATE: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCUSSÃO DO ENVELHECIMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O processo de envelhecer está permeado de percepções distorcidas, reconhecida como preconceitos. O cinema, atividades de cunho cultural, proporciona a discussão sobre temas por meio de debates e rodas de conversas, possibilitando a ressignificação dos conceitos. Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências dos integrantes do projeto de extensão “Cine-debate: estratégia pedagógica para discussão do envelhecimento com estudantes do ensino superior” na UFPB. Trata-se de um relato de experiência dos integrantes do referido projeto no período de março a dezembro de 2020. Foi formado por um grupo de três tutores/professores, oitos estudantes de enfermagem, um de Direito e um de Nutrição, perfazendo um total de 13 pessoas. Foram realizados 16 encontros síncrono, utilizando o ambiente on-line e 14 momentos assíncronos. Os momentos síncronos foram organizados utilizando a técnica de roda de conversas, facilitando a discussão dos temas previamente definidos e os momentos assíncronos foram destinados para cada estudante assistir ao filme e construir a resenha crítica referente a temática para apresentar na roda de conversa.Os dez estudantes participaram de todas as atividades, proporcionando a ressignificação da concepção de idoso, concebida a princípio por uma imagem negativa, de dependência, fragilidade e doença para uma visão positiva do idoso como uma pessoa que continua a sonhar e que precisa se manter ativo e autônomo para alcançar a qualidade de vida que necessita. Acredita-se que este projeto contribuiu com a formação de profissionais que irão desenvolver uma atenção integral ao idoso, favorecendo a sua qualidade de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Aspectos políticos, educacionais, sociais e culturais no envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV179_MD1_ID475_TB82_06092022060300.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:37:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.lourdes@academico.u" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh" "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH" "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-23" "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86494 "edicao_id" => 296 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "CINE-DEBATE: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCUSSÃO DO ENVELHECIMENTO COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O processo de envelhecer está permeado de percepções distorcidas, reconhecida como preconceitos. O cinema, atividades de cunho cultural, proporciona a discussão sobre temas por meio de debates e rodas de conversas, possibilitando a ressignificação dos conceitos. Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências dos integrantes do projeto de extensão “Cine-debate: estratégia pedagógica para discussão do envelhecimento com estudantes do ensino superior” na UFPB. Trata-se de um relato de experiência dos integrantes do referido projeto no período de março a dezembro de 2020. Foi formado por um grupo de três tutores/professores, oitos estudantes de enfermagem, um de Direito e um de Nutrição, perfazendo um total de 13 pessoas. Foram realizados 16 encontros síncrono, utilizando o ambiente on-line e 14 momentos assíncronos. Os momentos síncronos foram organizados utilizando a técnica de roda de conversas, facilitando a discussão dos temas previamente definidos e os momentos assíncronos foram destinados para cada estudante assistir ao filme e construir a resenha crítica referente a temática para apresentar na roda de conversa.Os dez estudantes participaram de todas as atividades, proporcionando a ressignificação da concepção de idoso, concebida a princípio por uma imagem negativa, de dependência, fragilidade e doença para uma visão positiva do idoso como uma pessoa que continua a sonhar e que precisa se manter ativo e autônomo para alcançar a qualidade de vida que necessita. Acredita-se que este projeto contribuiu com a formação de profissionais que irão desenvolver uma atenção integral ao idoso, favorecendo a sua qualidade de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Aspectos políticos, educacionais, sociais e culturais no envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV179_MD1_ID475_TB82_06092022060300.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:37:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.lourdes@academico.u" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-ix-cieh" "edicao_nome" => "Anais do IX CIEH" "edicao_evento" => "IX Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6329b6098798e_20092022094601.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-23" "edicao_publicada_em" => "2022-09-13 15:29:52" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }