BRISCHKE, Raquel et al.. Cultura escrita: processos de aprendizagem compartilhada. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8624>. Acesso em: 23/12/2024 07:45
O presente artigo decorre das discussões e estudos relacionados ao Projeto de Pesquisa “Cultura Escrita: Saberes e Fazeres Docentes em Construção”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE) da Universidade Federal de Santa Maria. A base teórica e metodológica deste trabalho pauta-se nos estudos de Bolzan (2007, 2012-2014, 2013), Powaczuk (2007), Isaia (2008) e Freitas (2002). A problemática envolve a seguinte questão: qual a repercussão das práticas de circuito de atividades diversificadas de leitura e de escrita nos processos de ensino e de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental? Como objetivo desta pesquisa, busca-se compreender o processo de construção da leitura e da escrita de estudantes em fase de alfabetização, bem como compreender as concepções docentes acerca deste processo, problematizando estratégias didático-pedagógicas de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em sala de aula. Como abordagem metodológica optou-se por um estudo de cunho qualitativo e sociocultural, direcionando sua análise para o processo de construção compartilhada de conhecimentos acerca das experiências de circuitos de jogos e atividades diversificadas em sala de aula, viabilizadas pelo projeto de pesquisa. Com este estudo foi possível perceber avanços significativos no processo de construção da leitura e da escrita dos estudantes das turmas acompanhadas, como também, o favorecimento de situações de trabalho compartilhado entre acadêmicos e professores participantes do grupo de pesquisa, motivados a dar continuidade aos estudos e reflexões sobre as práticas de circuito como mobilizadoras do processo de alfabetização.