AS CONCEPÇÕES SOBRE O FEMINISMO ENTRE ADOLESCENTESDO BAIRRO DO SUMARÉ – SOBRAL - CE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8521 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 3717 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE O FEMINISMO ENTRE ADOLESCENTESDO BAIRRO DO SUMARÉ – SOBRAL - CE" "resumo" => "O presente artigo busca compreender de que maneira as adolescentes entre 15 e 18 anos do Bairro do Sumaré na cidade de Sobral/CE concebem o feminismo, a situação de opressão das mulheres, o entendimento que elas têm sobre as históricas lutas feministas e como elas reagem/resistem a isso. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, através da pesquisa-ação. O procedimento metodológico utilizado foi uma oficina pedagógica. Constatamos que as adolescentes inicialmente possuíam conhecimentos baseados no senso-comum e percebiam a partir das suas experiências concretas os sinais de opressão machista, por mais que não conseguissem compreender suas raízes. Após nossa intervenção pedagógica, elas passaram a valorizar e mostraram compreensão de que seus direitos atuais só foram possíveis devido à luta de mulheres e movimento feministas ao longo da história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "FEMINISMO, DOMINAçãO MASCULINA, ADOLESCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_10_51_idinscrito_3717_1cf73272aa006fe4a87a1337e492f986.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA INÊS DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "INÊS" "autor_email" => "ines.sol1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8521 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 3717 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE O FEMINISMO ENTRE ADOLESCENTESDO BAIRRO DO SUMARÉ – SOBRAL - CE" "resumo" => "O presente artigo busca compreender de que maneira as adolescentes entre 15 e 18 anos do Bairro do Sumaré na cidade de Sobral/CE concebem o feminismo, a situação de opressão das mulheres, o entendimento que elas têm sobre as históricas lutas feministas e como elas reagem/resistem a isso. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, através da pesquisa-ação. O procedimento metodológico utilizado foi uma oficina pedagógica. Constatamos que as adolescentes inicialmente possuíam conhecimentos baseados no senso-comum e percebiam a partir das suas experiências concretas os sinais de opressão machista, por mais que não conseguissem compreender suas raízes. Após nossa intervenção pedagógica, elas passaram a valorizar e mostraram compreensão de que seus direitos atuais só foram possíveis devido à luta de mulheres e movimento feministas ao longo da história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "FEMINISMO, DOMINAçãO MASCULINA, ADOLESCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_10_51_idinscrito_3717_1cf73272aa006fe4a87a1337e492f986.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA INÊS DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "INÊS" "autor_email" => "ines.sol1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }