O presente trabalho faz parte da discussão do projeto de mestrado em Educação da Universidade Federal -PPGE/UFPB- da Linha de Pesquisa de Estudos Culturais da Educação da UFPB. O texto destina-se a analisar a sociologia figuracional de Nobert Elias, na dinâmica do cotidiano escolar. Á luz da teoria elisiana, procuramos compreender as relações entre corpo, educação e os processos civilizadores, em nossa proposta de dissertação. Considerando a tese de Elias de que as atitudes/comportamentos dos homens não são naturais, e sim construídos sócio-culturalmente, através de um processo de autoregulação e uma regulação social. Dialogamos com Elias, especialmente neste caso com o conceito de figuração/configuração, tentando mostrar que os/as alunos/as em suas relações interdependentes, se aproximam/ligam numa dada formação no cotidiano escolar, nesse contexto especifico produzem uma figuração/configuração. Discutiremos também com Carlos da Fonseca Brandão (2003 e 2009), David Le Breton (2007) e Héctor Mendes & Diana Portanto Milstein (2010). Nosso trabalho almeja contribuir, na relação entre téorica de Nobert Elias e o campo a Educação.