ALMEIDA, Emerson Nunes De et al.. Classe hospitalar: uma inclusão possível. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8582>. Acesso em: 23/11/2024 01:27
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do método narrativo e da escuta pedagógica para a construção de discursos alternativos à fala hegemônica na educação, mediante uma atuação docente que investigue sua própria prática. Para a realização desse trabalho se faz necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica que permite compreender as relações existentes entre a educação e o ambiente hospitalar. Uma vez que, um estudo dessa natureza requer uma análise da totalidade dos elementos constitutivos desse cenário. Porém, a compreensão do real como totalidade requer que se reconheçam as partes e as relações entre elas, para que se construam relações tematizadas da realidade. Essas relações são tiradas do seu contexto originário e imediatamente ordenadas para elaboração do conhecimento. Nesse sentido, entendemos que a teoria é o real elevado ao plano do pensamento, não de forma abstrata e contemplativa, mas da ação do indivíduo historicamente determinado. No primeiro momento, abordaremos o conceito de Pedagogia hospitalar e da classe hospitalar, trazendo a importância de se trabalhar com a pedagogia nesse ambiente. Apresentamos também, a importância da formação docente para implementação e desenvolvimento desse novo campo de trabalho, e por fim, a análise realizada em nossa sala de aula na clinica de hemodiálise.