DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8670 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 4755 "titulo" => "DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS" "resumo" => "Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, METODOLOGIAS, PALITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_23_29_20_idinscrito_4755_23e270bbf4ce6909cafbeb20e540e6d2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8670 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 4755 "titulo" => "DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS" "resumo" => "Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, METODOLOGIAS, PALITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_23_29_20_idinscrito_4755_23e270bbf4ce6909cafbeb20e540e6d2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }