Uma grande parcela da população possui algum tipo de deficiência. Muitas dessas pessoas, vivem isoladas por falta de acessibilidade em determinadas edificações tornando inviável seu percurso, bem como sua locomoção seja no meio urbano como também no meio escolar. Apesar de existirem várias Leis regulando, e tentando especificar as condições necessárias para uma boa acessibilidade de indivíduos com necessidades especiais aos mais diversos ambientes públicos, essas barreiras físicas de cunho estrutural e arquitetônico persistem. Desse modo, muitas pessoas são excluídas devido ao preconceito e as próprias barreiras físicas que encontram no caminho. O objetivo desse trabalho é abordar as dificuldades que pessoas com necessidades especiais encontram principalmente num meio escolar do município de sossego. Neste tipo de ambiente é onde eles deveriam se sentirem mais acolhidos e seguros, mas na realidade é onde eles sofrem mais com preconceitos e com dificuldades para sua locomoção. Tendo como base as normas da ABNT NBR 9050:2004 e um questionário aplicados aos docentes. Observamos que nos espaços analisados a legislação e as normas técnicas vigentes não são cumpridas. Através do questionário percebemos que os professores não estão preparados para receber pessoas especiais. Sendo assim é possível afirmar que a referida escola não está acessível para estes indivíduos. Nesse sentido é imprescindível criar meios para que os deficientes não sejam excluídos perante a sociedade. Diante disso é necessário que sejam realizadas muitas mudanças estruturais e atitudinais para que o espaço escolar esteja acessível a todos cumprindo com sua finalidade educativa e social de modo eficiente.