O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PROPOSTA NÃO FORMAL DE ENSINO, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA CODAI-UFRPE. DENTRO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HÁ UMA PERSISTÊNCIA DE TRABALHARMOS GRANDE PARTE DOS ASSUNTOS DE MANEIRA ABSTRATA, DISTANCIANDO OS ALUNOS DE UMA MANEIRA EMANCIPATÓRIA DE APRENDIZAGEM, ASSIM DESTACAMOS A POSSIBILIDADE E A RELEVÂNCIA DE CONECTAR A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES COM O CONTEÚDO ABORDADO A SEQUÊNCIA REALIZADA TROUXE INICIALMENTE O USO DE SLIDES DEMONSTRATIVOS COM O PROPÓSITO COMPREENDER OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DA EVOLUÇÃO, EM SEGUIDA FOI REALIZADO UMA VISITA NA EXPOSIÇÃO “FÓSSEIS: TESTEMUNHO DE VIDA NA TERRA” NO MUSEU DE PALEONTOLOGIA IRAJÁ DAMIANI PINTO, E TAMBÉM NO SITE DA EXPOSIÇÃO “DARWIN ORIGENS & EVOLUÇÃO”, ONDE NA MOSTRA FORAM ABORDADOS DE MANEIRA MAIS LÚDICA DE CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE EVOLUÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO, CONSTRUÍDO NO GOOGLE FORMS. A PRÁTICA E AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO TROUXERAM ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO, SENDO ELAS A APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, O INTERESSE PELO TEMA EVOLUÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE AUDIOVISUAIS E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E O TEMA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS.