Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA VIAGEM NO TEMPO PARA ENTENDER A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO CODAI/UFRPE.

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EVOLUÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85054
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 2619
    "titulo" => "UMA VIAGEM NO TEMPO PARA ENTENDER A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO CODAI/UFRPE."
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PROPOSTA NÃO FORMAL DE ENSINO, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA CODAI-UFRPE. DENTRO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HÁ UMA PERSISTÊNCIA DE TRABALHARMOS GRANDE PARTE DOS ASSUNTOS DE MANEIRA ABSTRATA, DISTANCIANDO OS ALUNOS DE UMA MANEIRA EMANCIPATÓRIA DE APRENDIZAGEM, ASSIM DESTACAMOS A POSSIBILIDADE E A RELEVÂNCIA DE CONECTAR A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES  COM O CONTEÚDO ABORDADO A SEQUÊNCIA REALIZADA TROUXE INICIALMENTE O USO DE SLIDES DEMONSTRATIVOS COM O PROPÓSITO COMPREENDER OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DA EVOLUÇÃO, EM SEGUIDA FOI REALIZADO UMA VISITA NA EXPOSIÇÃO “FÓSSEIS: TESTEMUNHO DE VIDA NA TERRA” NO MUSEU DE PALEONTOLOGIA IRAJÁ DAMIANI PINTO, E TAMBÉM NO SITE DA EXPOSIÇÃO “DARWIN ORIGENS & EVOLUÇÃO”, ONDE NA MOSTRA FORAM ABORDADOS DE MANEIRA MAIS LÚDICA DE CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE EVOLUÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO, CONSTRUÍDO NO GOOGLE FORMS. A PRÁTICA E AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO TROUXERAM ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO, SENDO ELAS A APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, O INTERESSE PELO TEMA EVOLUÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE AUDIOVISUAIS E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E O TEMA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EVOLUÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2619_18112021205330.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIO "
    "autor_email" => "julio_lima12@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85054
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 2619
    "titulo" => "UMA VIAGEM NO TEMPO PARA ENTENDER A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO CODAI/UFRPE."
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PROPOSTA NÃO FORMAL DE ENSINO, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA CODAI-UFRPE. DENTRO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HÁ UMA PERSISTÊNCIA DE TRABALHARMOS GRANDE PARTE DOS ASSUNTOS DE MANEIRA ABSTRATA, DISTANCIANDO OS ALUNOS DE UMA MANEIRA EMANCIPATÓRIA DE APRENDIZAGEM, ASSIM DESTACAMOS A POSSIBILIDADE E A RELEVÂNCIA DE CONECTAR A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES  COM O CONTEÚDO ABORDADO A SEQUÊNCIA REALIZADA TROUXE INICIALMENTE O USO DE SLIDES DEMONSTRATIVOS COM O PROPÓSITO COMPREENDER OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DA EVOLUÇÃO, EM SEGUIDA FOI REALIZADO UMA VISITA NA EXPOSIÇÃO “FÓSSEIS: TESTEMUNHO DE VIDA NA TERRA” NO MUSEU DE PALEONTOLOGIA IRAJÁ DAMIANI PINTO, E TAMBÉM NO SITE DA EXPOSIÇÃO “DARWIN ORIGENS & EVOLUÇÃO”, ONDE NA MOSTRA FORAM ABORDADOS DE MANEIRA MAIS LÚDICA DE CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE EVOLUÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO, CONSTRUÍDO NO GOOGLE FORMS. A PRÁTICA E AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO TROUXERAM ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO, SENDO ELAS A APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, O INTERESSE PELO TEMA EVOLUÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE AUDIOVISUAIS E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E O TEMA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EVOLUÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2619_18112021205330.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIO "
    "autor_email" => "julio_lima12@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PROPOSTA NÃO FORMAL DE ENSINO, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA CODAI-UFRPE. DENTRO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HÁ UMA PERSISTÊNCIA DE TRABALHARMOS GRANDE PARTE DOS ASSUNTOS DE MANEIRA ABSTRATA, DISTANCIANDO OS ALUNOS DE UMA MANEIRA EMANCIPATÓRIA DE APRENDIZAGEM, ASSIM DESTACAMOS A POSSIBILIDADE E A RELEVÂNCIA DE CONECTAR A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES COM O CONTEÚDO ABORDADO A SEQUÊNCIA REALIZADA TROUXE INICIALMENTE O USO DE SLIDES DEMONSTRATIVOS COM O PROPÓSITO COMPREENDER OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DA EVOLUÇÃO, EM SEGUIDA FOI REALIZADO UMA VISITA NA EXPOSIÇÃO “FÓSSEIS: TESTEMUNHO DE VIDA NA TERRA” NO MUSEU DE PALEONTOLOGIA IRAJÁ DAMIANI PINTO, E TAMBÉM NO SITE DA EXPOSIÇÃO “DARWIN ORIGENS & EVOLUÇÃO”, ONDE NA MOSTRA FORAM ABORDADOS DE MANEIRA MAIS LÚDICA DE CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE EVOLUÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO, CONSTRUÍDO NO GOOGLE FORMS. A PRÁTICA E AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO TROUXERAM ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO, SENDO ELAS A APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, O INTERESSE PELO TEMA EVOLUÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE AUDIOVISUAIS E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E O TEMA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.