DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O
ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE
QUÍMICA DA UECE/CCT
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84689 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 270 "titulo" => """ DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O\r\n ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE\r\n QUÍMICA DA UECE/CCT """ "resumo" => "JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "TDIC, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID270_26102021160407.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84689 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 270 "titulo" => """ DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O\r\n ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE\r\n QUÍMICA DA UECE/CCT """ "resumo" => "JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "TDIC, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID270_26102021160407.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }