JUSTIFICATIVA: O NÚCLEO DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE PRECISOU SE REINVENTAR E BUSCAR MEIOS DE ATENDER ÀS DEMANDAS REMOTAS QUE SURGIRAM, COM O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATRATIVAS QUE PROVOCASSEM ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVO GERAL: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO CARDS, JOGOS DIGITAIS E SLIDES ANIMADOS, NO FORMATO DIGITAL, E SUAS APLICAÇÕES, BEM COMO AVALIAR SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O ERE DE QUÍMICA E DAS DEMAIS DISCIPLINAS SE DEU COM OS AUXÍLIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), E COMO DISPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. METODOLOGIA: OS CARDS FORAM CONFECCIONADOS ATRAVÉS DO CANVA E OS SLIDES E JOGOS DIGITAIS DO POWERPOINT, VALE RESSALTAR QUE OS ASSUNTOS ABORDADOS SEMPRE ESTAVAM DE ACORDO COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE QUÍMICA DA SÉRIE EM QUESTÃO. ESSES MATERIAIS FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS AO LONGO DE SEIS MESES NO GRUPO “QUÍMICA DO ZERO”, SEGUINDO UM CRONOGRAMA PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: FOI OBSERVADO QUE OS ESTUDANTES INTERAGIRAM MAIS NAS AULAS, SE SENTIRAM À VONTADE PARA LIGAR O MICROFONE E PARTICIPAR E, A PARTIR DE CONVERSAS SOBRE O QUE ELES ACHAVAM E DO FORMULÁRIO ENVIADO PARA ELES, FOI PERCEPTÍVEL, TAMBÉM, QUE ELES APROVARAM O MÉTODO E MODELO DAS ATIVIDADES, COMENTANDO SOBRE A ESTÉTICA E O FATO DE TER UM MUNDO QUE ELES SE IDENTIFICAM, DE FILMES, ANIMES, DESENHOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS BOLSISTAS DO PIBID QUE ATUARAM COMO MEDIADORES DESTA DINÂMICA, OBTIVERAM RETORNOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.