O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (DORAVANTE SEA) TEM SIDO, MUITAS VEZES, CONSIDERADO ENQUANTO
CÓDIGO QUE DEVE SER CODIFICADO E DECODIFICADO PELOS INDIVÍDUOS. ENTRETANTO, ACREDITAMOS QUE O
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É UM FENÔMENO DEMASIADO COMPLEXO E QUE VAI ALÉM DA SIMPLES
DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS. ISSO PORQUE O SEA TRATA-SE DE UM SISTEMA NOTACIONAL, OU SEJA, A ESCRITA É,
BASICAMENTE, A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS SONS DAS PARTES ORAIS DAS PALAVRAS. POR ISSO, É IMPORTANTE QUE
OS APRENDIZES, SEJAM ELES CRIANÇAS OU ADULTOS, COMPREENDAM COMO ESTE SISTEMA FUNCIONA, O QUE ELE
REPRESENTA E COMO CRIA ESTAS REPRESENTAÇÕES. DESSA FORMA, SALIENTAMOS A PERTINÊNCIA DO
DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE BASEIE-SE: A) NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO,
OU SEJA, QUE INTEGRE, DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SEA, PRÁTICAS REAIS E
CONTEXTUALIZADAS, COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM O USO DA LEITURA E DA ESCRITA; B) NOS QUATROS EIXOS
NORTEADORES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, QUE SÃO A ESCRITA, A LEITURA, A ORALIDADE E A PRODUÇÃO
TEXTUAL, ALÉM, CLARO, DE ABORDAR AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO SEA; C) NA DIVERSIFICAÇÃO NO QUE
TANGE À MODALIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO, POR EXEMPLO, A APLICAÇÃO DE
PROJETOS OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS; D) E, POR FIM, NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS DURANTE ESTE
PROCESSO. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DA
APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE AULAS NÃO
PRESENCIAIS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO. A MESMA POSSIBILITA A INVESTIGAÇÃO DE
DETERMINADO FENÔMENO, PERMITINDO QUE SEJAM REALIZADAS PROPOSTAS DE AÇÕES INTERVENTIVAS A FIM DE
AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE ALGUMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENCONTRADA NO CONTEXTO NO QUAL O FENÔMENO ESTÁ
INSERIDO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE
PERNAMBUCO (UFAPE), A PARTIR DE UM SUBPROJETO QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COLABORAR COM OS
PROFESSORES, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO E DA APLICAÇÃO DE INTERVENÇÕES, COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO DOS SEUS RESPECTIVOS ESTUDANTES. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA OS ALUNOS, COM FAIXA ETÁRIA
ENTRE 6 A 7 ANOS, DE UMA TURMA DO 1O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA
NA CIDADE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO. A PROFESSORA REGENTE NOS CONCEDEU DOIS DIAS POR SEMANA PARA A
REALIZAÇÃO DAS NOSSAS AÇÕES, MAIS ESPECIFICAMENTE, AS SEGUNDAS-FEIRAS E AS QUARTAS-FEIRAS. SENDO ASSIM,
PLANEJÁVAMOS COM ANTECEDÊNCIA AS ATIVIDADES, ENVIÁVAMOS PARA A INSTITUIÇÃO QUE, POR SUA VEZ,
RESPONSABILIZAVA-SE PELA IMPRESSÃO E ENTREGA PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS. ALÉM DISSO,
RESSALTAMOS QUE DURANTE O PLANEJAMENTO BUSCÁVAMOS ESCOLHER TEMÁTICAS QUE SE APROXIMASSEM, NUM
NÍVEL MAIS AMPLO, DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO, POR EXEMPLO, A MORADIA OU A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE
NOS DIAS ATUAIS, POIS ACREDITAMOS QUE PARTIR DO QUE OS ALUNOS JÁ CONHECEM POSSIBILITA UMA MELHOR
COMPREENSÃO ACERCA DO SEA. DESSA FORMA, AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORAM REALIZADAS TENDO COMO
PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO O WHATSAPP, VISTO QUE O MESMO FOI A FERRAMENTA ESCOLHIDA PELA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES, BEM COMO PARA MANTER A
COMUNICAÇÃO ENTRE OS RESPONSÁVEIS E OS PROFESSORES. A PARTIR DA PLATAFORMA, ERAM ENVIADAS AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES ACERCA DOS EXERCÍCIOS, ALÉM DE MATERIAIS COMPLEMENTARES, COMO CONTAÇÕES DE
HISTÓRIA, VIDEOAULAS E LINKS DE ACESSO A JOGOS ONLINE. MEDIANTE A APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA
REFERIDA TURMA, EVIDENCIAMOS ALGUMAS POSSIBILIDADES E LIMITES DA SUA UTILIZAÇÃO DURANTE AS AULAS NÃO
PRESENCIAIS. PRIMEIRAMENTE, DESTACAMOS O FATO DA VIABILIDADE DO TRABALHO COM EIXOS DE ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA, BEM COMO A PROGRESSÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, VISTO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EXIGE DO PROFESSOR UMA CERTA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS. ESSE MECANISMO TAMBÉM FACILITA
A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OPORTUNIZANDO A ESCOLHA DE TEMÁTICAS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE
VIVENCIADA PELOS ESTUDANTES. ALÉM DISSO, HÁ A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS
DIDÁTICOS AO LONGO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, O QUE, POR SUA VEZ, PERMITE QUE SEJAM UTILIZADOS RECURSOS
TECNOLÓGICOS. ESTES ASPECTOS AUXILIAM, POR CONSEGUINTE, NO DESENVOLVIMENTO DO ALFABETIZAR LETRANDO.
NO ENTANTO, POR ESTARMOS INTERVINDO DE FORMA REMOTA, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA
PANDEMIA DE COVID-19, CONSTATAMOS ALGUNS LIMITES NA SUA UTILIZAÇÃO COMO, POR EXEMPLO, O POUCO
RETORNO DAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PELOS ALUNOS. CONSEQUENTEMENTE, ESSE FATO DIFICULTOU O NOSSO
ACOMPANHAMENTO/MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS SEM ESSE RETORNO NÃO
TEMOS SUBSÍDIOS PARA PLANEJARMOS ATIVIDADES OU ADEQUARMOS OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARA QUE, DE FATO,
AS HIPÓTESES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO SEA SEJAM AMPLIADAS. DESSE MODO, PODEMOS CONCLUIR QUE A
SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE, CONSIDERANDO AS POSSIBILIDADES
IDENTIFICADAS EM NOSSA PESQUISA E DESCRITAS ACIMA. TODAVIA, NÃO DESCONSIDERAMOS AQUI OS LIMITES
PRÓPRIOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MAS NO RECORTE DA NOSSA PESQUISA, OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS DURANTE A
APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS ESTAVAM RELACIONADOS, EM ESPECIAL, AO CONTEXTO
VIVENCIADO ATUALMENTE.