UM ENSAIO SOBRE O LETRAMENTO NO BRASIL A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM UFRRJ
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85044 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE O LETRAMENTO NO BRASIL A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM UFRRJ" "resumo" => "ESTE TEXTO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DAS DISCUSSÕES DO SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) VINCULADO AO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, TENDO A ESCOLA CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE. INICIALMENTE CONSTRUÍDO PELA EQUIPE DE 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR, AQUI REPRESENTADOS PELOS AUTORES LOCADOS ACIMA.O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL SELECIONAR E CONTEXTUALIZAR ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROCESSO DE LETRAMENTO NO BRASIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DESTACANDO UMA AUTORA PRINCIPAL QUE ABORDA O LETRAMENTO EM SEUS ESCRITOS, A PROFESSORA EMÉRITA MAGDA SOARES. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA PESQUISA REITERAM A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE DO LETRAMENTO. POR FIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DO DEBATE DAS ESPECIFICIDADES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO COM OS PROFESSORES/AS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE TORNE O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ALFABÉTICO E DO SEU USO SOCIAL ACESSÍVEL A TODOS E TODAS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PIBID, NOVA IGUAÇU, BAIXADA FLUMINENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA107_ID1349_26102021164816.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE VICTORIA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabrielleclimaco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85044 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE O LETRAMENTO NO BRASIL A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID ALFABETIZAÇÃO IM UFRRJ" "resumo" => "ESTE TEXTO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DAS DISCUSSÕES DO SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) VINCULADO AO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, TENDO A ESCOLA CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE. INICIALMENTE CONSTRUÍDO PELA EQUIPE DE 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR, AQUI REPRESENTADOS PELOS AUTORES LOCADOS ACIMA.O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL SELECIONAR E CONTEXTUALIZAR ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROCESSO DE LETRAMENTO NO BRASIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DESTACANDO UMA AUTORA PRINCIPAL QUE ABORDA O LETRAMENTO EM SEUS ESCRITOS, A PROFESSORA EMÉRITA MAGDA SOARES. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA PESQUISA REITERAM A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE DO LETRAMENTO. POR FIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DO DEBATE DAS ESPECIFICIDADES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO COM OS PROFESSORES/AS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE TORNE O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ALFABÉTICO E DO SEU USO SOCIAL ACESSÍVEL A TODOS E TODAS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PIBID, NOVA IGUAÇU, BAIXADA FLUMINENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA107_ID1349_26102021164816.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE VICTORIA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabrielleclimaco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }