Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84526
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 1375
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA\r\n
      \r\n
      GERUZA BARBOSA DO NASCIMENTO 1 \r\n
      GUSTAVO ALVES DOS SANTOS 2 \r\n
      LAYSSE PEREIRA NORONHA 3 \r\n
      MARIA ELANE LIMA DA SILVA 4\r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      COM A EXPANSÃO DAS TECNOLOGIAS, PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDIZAGEM, POIS, OS ALUNOS ESTÃO CADA VEZ MAIS INERENTES NO MUNDO TECNOLÓGICO, UMA VEZ QUE OS MESMOS POSSUEM ACESSO CONSTANTE A INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL, A TROCA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS E GASTAM MUITO TEMPO NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS, EM CONSEQUÊNCIA DISSO, O AMBIENTE ESCOLAR VEM SOFRENDO MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO COM A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS,   SEJA   PELO   USO   DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, OU SEJA, POR MEIO DE JOGOS LÚCIDOS, NA QUAL, OS PROFESSORES ESTÃO UTILIZANDO MEIOS TECNOLÓGICOS OU ALTERNATIVOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, PARA QUE OS MESMOS POSSAM OBTER UM MELHOR RENDIMENTO NAS DISCIPLINAS QUE ESTÃO SENDO MINISTRADAS, POIS, COM O AVANÇO TECNOLÓGICO DOS ÚLTIMOS ANOS E A PRESENÇA DAS MÍDIAS E PLATAFORMAS DIGITAIS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, ESPERA-SE COM A APLICAÇÃO DESSES MEIOS TECNOLÓGICOS FAVORECER UMA APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A DISCIPLINA, NA QUAL, ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS DE ENSINO SÃO A ELABORAÇÃO DE JOGOS QUE VISAM AUMENTAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, VISTA QUE A MESMA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL PELOS EDUCANDOS, O QUE ACABA FAZENDO COM QUE OS MESMOS SEJAM DESMOTIVADOS E PERCAM O INTERESSE PELA MATÉRIA POR ESSAS DIFICULDADES ENCONTRADAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS UTILIZANDO FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO JOGOS, BUSCANDO ANALISAR A EFETIVIDADE DESSES MÉTODOS NA ELUCIDAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A COLETA DE DADOS E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM VOLTADO PARA O MEIO TECNOLÓGICO, APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA QUAL, FOI ESCOLHIDO O KAHOOT POR SER UMA PLATAFORMA ONLINE EDUCACIONAL, ONDE, PODE SER ACESSADO EM DIFERENTES MEIOS DE NAVEGAÇÃO, COMO COMPUTADOR, TABLET E CELULAR, TAL SOFTWARE VISA A UTILIZAÇÃO DE TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, TAMBÉM CHAMADOS DE QUIZZES. NO KAHOOT O PROFESSOR RESPONSÁVEL PODE GERAR PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS E LOGO APÓS É GERADO UM PIN NUMÉRICO, QUE SERÁ REPASSADO PARA OS ALUNOS, ONDE OS MESMOS IRÃO INSERIR ESSE PIN E, EM SEGUIDA, SERÃO REDIRECIONADOS PARA A ÁREA DO JOGO. O OUTRO JOGO APLICADO QUE POSTERIORMENTE SERVIU PARA A COLETA DE DADOS FOI DESENVOLVIDO COMO FORMA DE TABULEIRO, NA QUAL, FORAM ELABORADAS PERGUNTAS SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS EQUIPES E AQUELES QUE CHEGASSEM AO FIM COM A MAIOR PONTUAÇÃO GANHARIA A PARTIDA. AS TEMÁTICAS E ASSUNTOS ABORDADOS NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS FORAM: QUÍMICA GERAL COM O CONTEÚDO DE: PROPRIEDADES DA MATÉRIA; FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; MOL; ESTEQUIOMETRIA; BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES; LIGAÇÕES QUÍMICAS E ATOMÍSTICA, NA ÁREA DA QUÍMICA INORGÂNICA FORAM: FUNÇÕES INORGÂNICAS E REAÇÕES INORGÂNICAS, NO QUE DIZ RESPEITO A FÍSICO-QUÍMICA FORAM ABORDADOS CONTEÚDOS SOBRE: SOLUÇÕES, ELETROQUÍMICA, EQUILÍBRIO QUÍMICO, TERMOQUÍMICA E RADIOATIVIDADE, POR FIM, EM QUÍMICA ORGÂNICA FOI SELECIONADO: FUNÇÕES ORGÂNICAS E REAÇÕES ORGÂNICAS. OS JOGOS FORAM APLICADOS EM DOIS MOMENTOS, O PRIMEIRO FOI APLICADO O KAHOOT EM UMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MADALENA – CEARÁ, LOCAL EM QUE OS BOLSISTAS DO PIBID ATUAVAM, E O SEGUNDO FOI APLICADO O JOGO DE TABULEIRO EM UM EVENTO REALIZADO PELA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE CAMPUS BOA VIAGEM. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE SILVA & GUERRA (2016) E MATIAS ET AL. (2017). NOTA-SE QUE A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DOS PROFESSORES E ALUNOS E QUE ELA PODE SE TORNAR UMA GRANDE ALIADA NA EDUCAÇÃO, OFERECENDO FERRAMENTAS CADA VEZ MAIS INOVADORAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS FLEXÍVEL E DINÂMICO E QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDER, QUANTO NA COMPETITIVIDADE DOS MESMOS, FAZENDO COM QUE ELES UTILIZEM MEIOS DE NAVEGAÇÃO QUE JÁ SÃO UTILIZADOS NO DIA A DIA, MAS AGORA VOLTADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS, A FALTA DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO É CAPAZ DE GERAR DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, E OS PROFESSORES PODEM AJUDÁ-LOS COM BASE NA METODOLOGIA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM ATRAENTE, COM FINS DE APROXIMÁ-LO MAIS DA REALIDADE, TORNANDO OS CONTEÚDOS EM VIVÊNCIA. O LÚDICO PROPORCIONA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS ENVOLVIDOS. É IMPORTANTE QUE OS DOCENTES CONTINUEM A UTILIZAR ESSAS TÉCNICAS, POIS A UTILIZAÇÃO DE MEIOS ALTERNATIVOS PROPORCIONA UMA SÉRIE DE FATORES POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, POIS ERA UM MOMENTO DIFERENTE DOS QUE ELES VIAM EM SALA DE AULA, TORNANDO A PRÁTICA MAIS PRAZEROSA E DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS MESMOS ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: JOGOS; ENSINO; APRENDIZAGEM; QUÍMICA; EDUCAÇÃO.\r\n
      \r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      \r\n
      CAVALCANTE, DANUZA; SILVA, APARECIDA. MODELOS DIDATICOS E PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E\r\n
      EXPERIMENTAÇÕES. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, CURITIBA, UFPR, JULHO DE 2008. DISPONÍVEL EM:\r\n
      <HTTP://WWW.QUIMICA.UFPR.BR/EDUQUIM/ENEQ2008/RESUMOS/R0519-1.PDF> ACESSO EM 08 DE JAN. 2020.\r\n
      \r\n
      CRESPO, LARISSA CODEÇO; GIACOMINI, ROSAN. AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DA REVISTA QUÍMICA NOVA ESCOLA E DAS REUNIÕES ANUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA.UENF DARCY RIBEIRO-CCT – LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS,2010.\r\n
      \r\n
      FERRI, K. C. F.; SOARES, L. M. A. O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA. ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, P.315-327, OUT. 2015.\r\n
      \r\n
      GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. IN: EREBIO,1, RIO DE JANEIRO, 2001, ANAIS..., RIO DE JANEIRO, 2001, P.389-92.\r\n
      \r\n
      MATIAS, F. S.; NASCIMENTO F. T.; SALES, L. L. M. JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA: TEORIA VERSUS PRÁTICA. REVISTA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR, CAJAZEIRAS, N.2, SUPLEMENTAR, P.452-464, SET.DE 2017.\r\n
      \r\n
      MATOS, DANILO AUGUSTO. ET AL. O JOGO DO MICO NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PIBID. NATAL – RN: V CNNQ; III ENNEQ, 2013\r\n
      \r\n
      POZO, J. I. TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM. 3. ED. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1998. 284P.\r\n
      \r\n
      SANTOS, S. M. P. BRINQUEDOTECA: A CRIANÇA, O ADULTO E O LÚDICO, 6º ED. PETRÓPOLIS-RJ, VOZES, 2008.\r\n
      \r\n
      SILVA, D. P. S.; GUERRA, E. C. S. JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA, ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, INHAMUS- GO, IFGO, 2016.\r\n
      \r\n
      SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. PROPOSTA DE UM JOGO\r\n
      DIDÁTICO PARA ENSINO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, N.18, P.13-17, 2003.\r\n
      \r\n
      TEIXEIRA, C. R. A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL VEICULADA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO (1975-2000). 2006. 224P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – PONTIFÍCIA CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2006.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1375_26102021165324.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERUZA BARBOSA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GERUZA BARBOSA"
    "autor_email" => "geruza.barbosa.nascimento"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84526
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 1375
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA\r\n
      \r\n
      GERUZA BARBOSA DO NASCIMENTO 1 \r\n
      GUSTAVO ALVES DOS SANTOS 2 \r\n
      LAYSSE PEREIRA NORONHA 3 \r\n
      MARIA ELANE LIMA DA SILVA 4\r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      COM A EXPANSÃO DAS TECNOLOGIAS, PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDIZAGEM, POIS, OS ALUNOS ESTÃO CADA VEZ MAIS INERENTES NO MUNDO TECNOLÓGICO, UMA VEZ QUE OS MESMOS POSSUEM ACESSO CONSTANTE A INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL, A TROCA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS E GASTAM MUITO TEMPO NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS, EM CONSEQUÊNCIA DISSO, O AMBIENTE ESCOLAR VEM SOFRENDO MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO COM A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS,   SEJA   PELO   USO   DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, OU SEJA, POR MEIO DE JOGOS LÚCIDOS, NA QUAL, OS PROFESSORES ESTÃO UTILIZANDO MEIOS TECNOLÓGICOS OU ALTERNATIVOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, PARA QUE OS MESMOS POSSAM OBTER UM MELHOR RENDIMENTO NAS DISCIPLINAS QUE ESTÃO SENDO MINISTRADAS, POIS, COM O AVANÇO TECNOLÓGICO DOS ÚLTIMOS ANOS E A PRESENÇA DAS MÍDIAS E PLATAFORMAS DIGITAIS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, ESPERA-SE COM A APLICAÇÃO DESSES MEIOS TECNOLÓGICOS FAVORECER UMA APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A DISCIPLINA, NA QUAL, ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS DE ENSINO SÃO A ELABORAÇÃO DE JOGOS QUE VISAM AUMENTAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, VISTA QUE A MESMA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL PELOS EDUCANDOS, O QUE ACABA FAZENDO COM QUE OS MESMOS SEJAM DESMOTIVADOS E PERCAM O INTERESSE PELA MATÉRIA POR ESSAS DIFICULDADES ENCONTRADAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS UTILIZANDO FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO JOGOS, BUSCANDO ANALISAR A EFETIVIDADE DESSES MÉTODOS NA ELUCIDAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A COLETA DE DADOS E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM VOLTADO PARA O MEIO TECNOLÓGICO, APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA QUAL, FOI ESCOLHIDO O KAHOOT POR SER UMA PLATAFORMA ONLINE EDUCACIONAL, ONDE, PODE SER ACESSADO EM DIFERENTES MEIOS DE NAVEGAÇÃO, COMO COMPUTADOR, TABLET E CELULAR, TAL SOFTWARE VISA A UTILIZAÇÃO DE TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, TAMBÉM CHAMADOS DE QUIZZES. NO KAHOOT O PROFESSOR RESPONSÁVEL PODE GERAR PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS E LOGO APÓS É GERADO UM PIN NUMÉRICO, QUE SERÁ REPASSADO PARA OS ALUNOS, ONDE OS MESMOS IRÃO INSERIR ESSE PIN E, EM SEGUIDA, SERÃO REDIRECIONADOS PARA A ÁREA DO JOGO. O OUTRO JOGO APLICADO QUE POSTERIORMENTE SERVIU PARA A COLETA DE DADOS FOI DESENVOLVIDO COMO FORMA DE TABULEIRO, NA QUAL, FORAM ELABORADAS PERGUNTAS SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS EQUIPES E AQUELES QUE CHEGASSEM AO FIM COM A MAIOR PONTUAÇÃO GANHARIA A PARTIDA. AS TEMÁTICAS E ASSUNTOS ABORDADOS NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS FORAM: QUÍMICA GERAL COM O CONTEÚDO DE: PROPRIEDADES DA MATÉRIA; FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; MOL; ESTEQUIOMETRIA; BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES; LIGAÇÕES QUÍMICAS E ATOMÍSTICA, NA ÁREA DA QUÍMICA INORGÂNICA FORAM: FUNÇÕES INORGÂNICAS E REAÇÕES INORGÂNICAS, NO QUE DIZ RESPEITO A FÍSICO-QUÍMICA FORAM ABORDADOS CONTEÚDOS SOBRE: SOLUÇÕES, ELETROQUÍMICA, EQUILÍBRIO QUÍMICO, TERMOQUÍMICA E RADIOATIVIDADE, POR FIM, EM QUÍMICA ORGÂNICA FOI SELECIONADO: FUNÇÕES ORGÂNICAS E REAÇÕES ORGÂNICAS. OS JOGOS FORAM APLICADOS EM DOIS MOMENTOS, O PRIMEIRO FOI APLICADO O KAHOOT EM UMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MADALENA – CEARÁ, LOCAL EM QUE OS BOLSISTAS DO PIBID ATUAVAM, E O SEGUNDO FOI APLICADO O JOGO DE TABULEIRO EM UM EVENTO REALIZADO PELA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE CAMPUS BOA VIAGEM. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE SILVA & GUERRA (2016) E MATIAS ET AL. (2017). NOTA-SE QUE A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DOS PROFESSORES E ALUNOS E QUE ELA PODE SE TORNAR UMA GRANDE ALIADA NA EDUCAÇÃO, OFERECENDO FERRAMENTAS CADA VEZ MAIS INOVADORAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS FLEXÍVEL E DINÂMICO E QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDER, QUANTO NA COMPETITIVIDADE DOS MESMOS, FAZENDO COM QUE ELES UTILIZEM MEIOS DE NAVEGAÇÃO QUE JÁ SÃO UTILIZADOS NO DIA A DIA, MAS AGORA VOLTADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS, A FALTA DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO É CAPAZ DE GERAR DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, E OS PROFESSORES PODEM AJUDÁ-LOS COM BASE NA METODOLOGIA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM ATRAENTE, COM FINS DE APROXIMÁ-LO MAIS DA REALIDADE, TORNANDO OS CONTEÚDOS EM VIVÊNCIA. O LÚDICO PROPORCIONA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS ENVOLVIDOS. É IMPORTANTE QUE OS DOCENTES CONTINUEM A UTILIZAR ESSAS TÉCNICAS, POIS A UTILIZAÇÃO DE MEIOS ALTERNATIVOS PROPORCIONA UMA SÉRIE DE FATORES POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, POIS ERA UM MOMENTO DIFERENTE DOS QUE ELES VIAM EM SALA DE AULA, TORNANDO A PRÁTICA MAIS PRAZEROSA E DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS MESMOS ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: JOGOS; ENSINO; APRENDIZAGEM; QUÍMICA; EDUCAÇÃO.\r\n
      \r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      \r\n
      CAVALCANTE, DANUZA; SILVA, APARECIDA. MODELOS DIDATICOS E PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E\r\n
      EXPERIMENTAÇÕES. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, CURITIBA, UFPR, JULHO DE 2008. DISPONÍVEL EM:\r\n
      <HTTP://WWW.QUIMICA.UFPR.BR/EDUQUIM/ENEQ2008/RESUMOS/R0519-1.PDF> ACESSO EM 08 DE JAN. 2020.\r\n
      \r\n
      CRESPO, LARISSA CODEÇO; GIACOMINI, ROSAN. AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DA REVISTA QUÍMICA NOVA ESCOLA E DAS REUNIÕES ANUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA.UENF DARCY RIBEIRO-CCT – LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS,2010.\r\n
      \r\n
      FERRI, K. C. F.; SOARES, L. M. A. O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA. ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, P.315-327, OUT. 2015.\r\n
      \r\n
      GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. IN: EREBIO,1, RIO DE JANEIRO, 2001, ANAIS..., RIO DE JANEIRO, 2001, P.389-92.\r\n
      \r\n
      MATIAS, F. S.; NASCIMENTO F. T.; SALES, L. L. M. JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA: TEORIA VERSUS PRÁTICA. REVISTA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR, CAJAZEIRAS, N.2, SUPLEMENTAR, P.452-464, SET.DE 2017.\r\n
      \r\n
      MATOS, DANILO AUGUSTO. ET AL. O JOGO DO MICO NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PIBID. NATAL – RN: V CNNQ; III ENNEQ, 2013\r\n
      \r\n
      POZO, J. I. TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM. 3. ED. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1998. 284P.\r\n
      \r\n
      SANTOS, S. M. P. BRINQUEDOTECA: A CRIANÇA, O ADULTO E O LÚDICO, 6º ED. PETRÓPOLIS-RJ, VOZES, 2008.\r\n
      \r\n
      SILVA, D. P. S.; GUERRA, E. C. S. JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA, ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, INHAMUS- GO, IFGO, 2016.\r\n
      \r\n
      SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. PROPOSTA DE UM JOGO\r\n
      DIDÁTICO PARA ENSINO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, N.18, P.13-17, 2003.\r\n
      \r\n
      TEIXEIRA, C. R. A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL VEICULADA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO (1975-2000). 2006. 224P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – PONTIFÍCIA CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2006.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1375_26102021165324.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERUZA BARBOSA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GERUZA BARBOSA"
    "autor_email" => "geruza.barbosa.nascimento"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA GERUZA BARBOSA DO NASCIMENTO 1 GUSTAVO ALVES DOS SANTOS 2 LAYSSE PEREIRA NORONHA 3 MARIA ELANE LIMA DA SILVA 4 RESUMO COM A EXPANSÃO DAS TECNOLOGIAS, PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDIZAGEM, POIS, OS ALUNOS ESTÃO CADA VEZ MAIS INERENTES NO MUNDO TECNOLÓGICO, UMA VEZ QUE OS MESMOS POSSUEM ACESSO CONSTANTE A INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL, A TROCA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS E GASTAM MUITO TEMPO NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS, EM CONSEQUÊNCIA DISSO, O AMBIENTE ESCOLAR VEM SOFRENDO MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO COM A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, OU SEJA, POR MEIO DE JOGOS LÚCIDOS, NA QUAL, OS PROFESSORES ESTÃO UTILIZANDO MEIOS TECNOLÓGICOS OU ALTERNATIVOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, PARA QUE OS MESMOS POSSAM OBTER UM MELHOR RENDIMENTO NAS DISCIPLINAS QUE ESTÃO SENDO MINISTRADAS, POIS, COM O AVANÇO TECNOLÓGICO DOS ÚLTIMOS ANOS E A PRESENÇA DAS MÍDIAS E PLATAFORMAS DIGITAIS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, ESPERA-SE COM A APLICAÇÃO DESSES MEIOS TECNOLÓGICOS FAVORECER UMA APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A DISCIPLINA, NA QUAL, ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS DE ENSINO SÃO A ELABORAÇÃO DE JOGOS QUE VISAM AUMENTAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, VISTA QUE A MESMA É CONSIDERADA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL PELOS EDUCANDOS, O QUE ACABA FAZENDO COM QUE OS MESMOS SEJAM DESMOTIVADOS E PERCAM O INTERESSE PELA MATÉRIA POR ESSAS DIFICULDADES ENCONTRADAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS UTILIZANDO FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO JOGOS, BUSCANDO ANALISAR A EFETIVIDADE DESSES MÉTODOS NA ELUCIDAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A COLETA DE DADOS E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM VOLTADO PARA O MEIO TECNOLÓGICO, APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA QUAL, FOI ESCOLHIDO O KAHOOT POR SER UMA PLATAFORMA ONLINE EDUCACIONAL, ONDE, PODE SER ACESSADO EM DIFERENTES MEIOS DE NAVEGAÇÃO, COMO COMPUTADOR, TABLET E CELULAR, TAL SOFTWARE VISA A UTILIZAÇÃO DE TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, TAMBÉM CHAMADOS DE QUIZZES. NO KAHOOT O PROFESSOR RESPONSÁVEL PODE GERAR PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS E LOGO APÓS É GERADO UM PIN NUMÉRICO, QUE SERÁ REPASSADO PARA OS ALUNOS, ONDE OS MESMOS IRÃO INSERIR ESSE PIN E, EM SEGUIDA, SERÃO REDIRECIONADOS PARA A ÁREA DO JOGO. O OUTRO JOGO APLICADO QUE POSTERIORMENTE SERVIU PARA A COLETA DE DADOS FOI DESENVOLVIDO COMO FORMA DE TABULEIRO, NA QUAL, FORAM ELABORADAS PERGUNTAS SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS EQUIPES E AQUELES QUE CHEGASSEM AO FIM COM A MAIOR PONTUAÇÃO GANHARIA A PARTIDA. AS TEMÁTICAS E ASSUNTOS ABORDADOS NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS FORAM: QUÍMICA GERAL COM O CONTEÚDO DE: PROPRIEDADES DA MATÉRIA; FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; MOL; ESTEQUIOMETRIA; BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES; LIGAÇÕES QUÍMICAS E ATOMÍSTICA, NA ÁREA DA QUÍMICA INORGÂNICA FORAM: FUNÇÕES INORGÂNICAS E REAÇÕES INORGÂNICAS, NO QUE DIZ RESPEITO A FÍSICO-QUÍMICA FORAM ABORDADOS CONTEÚDOS SOBRE: SOLUÇÕES, ELETROQUÍMICA, EQUILÍBRIO QUÍMICO, TERMOQUÍMICA E RADIOATIVIDADE, POR FIM, EM QUÍMICA ORGÂNICA FOI SELECIONADO: FUNÇÕES ORGÂNICAS E REAÇÕES ORGÂNICAS. OS JOGOS FORAM APLICADOS EM DOIS MOMENTOS, O PRIMEIRO FOI APLICADO O KAHOOT EM UMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MADALENA – CEARÁ, LOCAL EM QUE OS BOLSISTAS DO PIBID ATUAVAM, E O SEGUNDO FOI APLICADO O JOGO DE TABULEIRO EM UM EVENTO REALIZADO PELA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE CAMPUS BOA VIAGEM. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE SILVA & GUERRA (2016) E MATIAS ET AL. (2017). NOTA-SE QUE A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DOS PROFESSORES E ALUNOS E QUE ELA PODE SE TORNAR UMA GRANDE ALIADA NA EDUCAÇÃO, OFERECENDO FERRAMENTAS CADA VEZ MAIS INOVADORAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS FLEXÍVEL E DINÂMICO E QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO A APRENDER, QUANTO NA COMPETITIVIDADE DOS MESMOS, FAZENDO COM QUE ELES UTILIZEM MEIOS DE NAVEGAÇÃO QUE JÁ SÃO UTILIZADOS NO DIA A DIA, MAS AGORA VOLTADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS, A FALTA DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO É CAPAZ DE GERAR DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, E OS PROFESSORES PODEM AJUDÁ-LOS COM BASE NA METODOLOGIA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS UTILIZANDO UMA LINGUAGEM ATRAENTE, COM FINS DE APROXIMÁ-LO MAIS DA REALIDADE, TORNANDO OS CONTEÚDOS EM VIVÊNCIA. O LÚDICO PROPORCIONA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS ENVOLVIDOS. É IMPORTANTE QUE OS DOCENTES CONTINUEM A UTILIZAR ESSAS TÉCNICAS, POIS A UTILIZAÇÃO DE MEIOS ALTERNATIVOS PROPORCIONA UMA SÉRIE DE FATORES POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OS ALUNOS SE MOSTRARAM BASTANTE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, POIS ERA UM MOMENTO DIFERENTE DOS QUE ELES VIAM EM SALA DE AULA, TORNANDO A PRÁTICA MAIS PRAZEROSA E DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS MESMOS ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS. PALAVRAS-CHAVE: JOGOS; ENSINO; APRENDIZAGEM; QUÍMICA; EDUCAÇÃO. REFERÊNCIAS CAVALCANTE, DANUZA; SILVA, APARECIDA. MODELOS DIDATICOS E PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EXPERIMENTAÇÕES. IN: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, CURITIBA, UFPR, JULHO DE 2008. DISPONÍVEL EM: <HTTP://WWW.QUIMICA.UFPR.BR/EDUQUIM/ENEQ2008/RESUMOS/R0519-1.PDF> ACESSO EM 08 DE JAN. 2020. CRESPO, LARISSA CODEÇO; GIACOMINI, ROSAN. AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DA REVISTA QUÍMICA NOVA ESCOLA E DAS REUNIÕES ANUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA.UENF DARCY RIBEIRO-CCT – LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS,2010. FERRI, K. C. F.; SOARES, L. M. A. O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA. ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, P.315-327, OUT. 2015. GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. IN: EREBIO,1, RIO DE JANEIRO, 2001, ANAIS..., RIO DE JANEIRO, 2001, P.389-92. MATIAS, F. S.; NASCIMENTO F. T.; SALES, L. L. M. JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA: TEORIA VERSUS PRÁTICA. REVISTA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR, CAJAZEIRAS, N.2, SUPLEMENTAR, P.452-464, SET.DE 2017. MATOS, DANILO AUGUSTO. ET AL. O JOGO DO MICO NO ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PIBID. NATAL – RN: V CNNQ; III ENNEQ, 2013 POZO, J. I. TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM. 3. ED. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1998. 284P. SANTOS, S. M. P. BRINQUEDOTECA: A CRIANÇA, O ADULTO E O LÚDICO, 6º ED. PETRÓPOLIS-RJ, VOZES, 2008. SILVA, D. P. S.; GUERRA, E. C. S. JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA, ANAIS DA XII SEMANA DE LICENCIATURA, INHAMUS- GO, IFGO, 2016. SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA ENSINO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, N.18, P.13-17, 2003. TEIXEIRA, C. R. A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL VEICULADA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO (1975-2000). 2006. 224P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – PONTIFÍCIA CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2006.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.