A INOVA??O TECNOL?GICA ATINGE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, PROVOCANDO UMA ESP?CIE DE
REVOLU??O T?CNICA QUE ATINGE, PRINCIPALMENTE, A EDUCA??O. O SISTEMA EDUCACIONAL SOFREU
TRANSFORMA??ES, DENTRE ELAS O USO DE TECNOLOGIA EM ?MBITO ESCOLAR, QUE ATUALMENTE ? ESSENCIAL PARA O
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS, COMO TAMB?M PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOS DISCENTES. COM TAL FATO, RELATA-SE QUE OS PROFESSORES TAMB?M SOFRERAM COM O PROCESSO DE
METAMORFOSE, POIS ESTES SE REINVENTARAM E EST?O SE ADAPTANDO ?S NOVAS DEMANDAS QUE O ENSINO EXIGE,
COMO A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE FIRMEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO COM OS
ALUNOS. COM ISSO, CABE DESTACAR O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, QUE NECESSITA INOVAR NOS M?TODOS DE ENSINO
PELO FATO DA DISCIPLINA ABARCAR CONTE?DOS QUE DEVEM ESTAR RELACIONADOS ? REALIDADE. ENT?O COMO UMA
DAS METODOLOGIAS ENFATIZA-SE O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS ? FILMES PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, E ? A
PARTIR DISSO QUE O TRABALHO MOSTRA-SE ESSENCIAL, POIS TRATA DE UMA DID?TICA QUE TEM A CAPACIDADE DE
DESPERTAR O LADO CR?TICO E PARTICIPATIVO DO DISCENTE, AL?M DE INTENSIFICAR A RELA??O ENTRE PROFESSOR E
ALUNO. ADEMAIS, O USO DE FILMES QUE EXALTEM OS COMPONENTES F?SICOS NATURAIS DO ESPA?O GEOGR?FICO ?
NECESS?RIO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A NO??O DA ESTRUTURA??O DO PLANETA TERRA, COMO TAMB?M PARA
ANALISAR O ESPA?O GEOGR?FICO. FUNDAMENTADO NISSO, PRETENDEMOS EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA
UTILIZA??O DE FILMES PARA A CONSTRU??O DE UM CONHECIMENTO S?LIDO E PERTINENTE ATRAV?S DE TIPOS
ESPEC?FICOS DE FILMES, OS QUE TRATAM DE DESASTRES AMBIENTAIS, QUE T?M G?NEROS DE A??O, DRAMA E FIC??O
CIENT?FICA. PARA A EXECU??O DESTE TRABALHO O SABER TE?RICO FOI INDISPENS?VEL, ENT?O TIVEMOS COMO BASE
AS CONCEP??ES DE CHIAPETTI E FREITAS (2019), QUE RELATAM A RESPEITO DO USO DO FILME COMO UM
INSTRUMENTO AUXILIAR DA A??O EDUCATIVA, QUE ? ?TIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE
APRENDIZAGEM DO ALUNO, POIS TAL DID?TICA VAI CAPACIT?-LOS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O COTIDIANO.
AL?M DO MAIS, COMO AS AUTORAS DESTACA-SE QUE AO SE UTILIZAR UM FILME NA PR?TICA EDUCATIVA DE FORMA
CONTEXTUALIZADA PODE SER ALGO INOVADOR E ENRIQUECEDOR E, JUSTAMENTE POR ISSO, OS ENVOLVIDOS NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES E ALUNOS, N?O PODEM PERMANECER ALHEIOS A TAL
INSTRUMENTO, O QUAL PODE LHES AGU?AR CURIOSIDADE E IMAGINA??O, COMO TAMB?M APRIMORAR O SENSO
CR?TICO. ADEMAIS, AS CONVIC??ES DE ROCHA; MONTOVANI E COSTA (2017) FORAM ESSENCIAIS PARA SE
ENTENDER QUE AS DID?TICAS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS S?O EXCELENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS SEGUNDO ESSES AUTORES, OS FILMES ASSOCIADOS ? GEOGRAFIA TENDEM A OFERECER ELEMENTOS PARA A
COMPREENS?O DE UMA REALIDADE AMPLA, COM UMA INTERPRETA??O GLOBAL DOS FEN?MENOS RELACIONANDO-OS
AOS FEN?MENOS LOCAIS, MAS PARA TANTO, CABE SALIENTAR QUE AO SE TRABALHAR COM FILMES NAS AULAS DE
GEOGRAFIA, AL?M DE TODO CUIDADO E PLANEJAMENTO, O PROFESSOR DEVE TER UM SENSO CR?TICO CAPAZ DE
IDENTIFICAR QUALQUER IRREGULARIDADE NA OBRA, ASSIM FAZENDO UMA LEITURA CR?TICA DELA. DESTE MODO, A PARTIR
DAS CONSIDERA??ES DESSES E DE ALGUNS OUTROS AUTORES, O M?TODO A APLICA??O DE TAL DID?TICA OCORREU EM
DOIS MOMENTOS, NO PRIMEIRO POR MEIO DE UMA AULA, NA TURMA DE OITAVO ANO DA ESCOLA MATIAS DUARTE
ROLIM LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS/PB, A QUAL OCORREU DE FORMA ON-LINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE
MEET DEVIDO AO ATUAL PER?ODO PAND?MICO, ONDE FOI REALIZADA UMA CONVERSA INFORMAL COM OS DISCENTES A
RESPEITO DA OPINI?O DESTES NA UTILIZA??O DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA. O DI?LOGO SE BASEOU EM
PERGUNTAS FEITAS AOS DISCENTES, COMO POR EXEMPLO, ?VOC?S GOSTAM DE VER FILMES RELACIONADOS AO
CONTE?DO DE GEOGRAFIA? / ?QUAIS TIPOS DE FILMES VOC?S PREFEREM?? / ?O QUE ACHAM DE UMA AULA PARA O
FILME E OUTRA PARA DISCUSS?O DESTE?? ENTRE OUTRAS. COM ISSO, NO SEGUNDO MOMENTO FOI ASSISTIDO UM
FILME, ATRAV?S DE UM LINK DISPONIBILIZADO PARA ACESSO NA PLATAFORMA GOOGLE DRIVE, O QUAL TEVE COMO
INTUITO PROVOCAR UMA DISCUSS?O NA AULA POSTERIOR. ANTES DE RELATAR OS RESULTADOS ? IMPORTANTE DESTACAR
QUE SOMOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA, E POR ESTE FATO
TEMOS ACESSO ?S AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NA ESCOLA QUE O PROGRAMA ATUA. ENT?O, NA
DISCUSS?O DO LONGA-METRAGEM, HOUVE UM DI?LOGO CALOROSO ENTRE OS DISCENTES E OS PIBIDIANOS,
ASPIRANTES A PROFESSORES, ONDE FICOU EVIDENTE O INTERESSE PELO FILME, AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RELEMBRAR
QUE ANTERIORMENTE OS DISCENTES ESCOLHERAM O TIPO DE FILME, QUE SE BASEOU NOS FILMES DE DESASTRES
NATURAIS. O FILME REPASSADO FOI ?TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS? PELA DIRE??O DE BRAD PEYTON, COM
G?NERO DE A??O, ESTE CAUSANDO REPERCUSS?O ENTRE OS ALUNOS, POIS SE TRATA DO MOVIMENTO TECT?NICO DA
FALHA DE SAN ANDREAS EM S?O FRANCISCO, E ISSO CHAMOU A ATEN??O DOS MESMOS, APESAR DO FILME SER
FICT?CIO. COM ISSO OBSERVAMOS QUE A METODOLOGIA PRENDEU A ATEN??O DOS ALUNOS, E PROPORCIONOU UMA
MAIOR PARTICIPA??O NAS AULAS, POIS ESTAS OCORRENDO DE FORMA ON-LINE SEM CONTATO COM OS MESMOS POR
MUITAS VEZES ? DESESTIMULANTE PELA AUS?NCIA DE PARTICIPA??O. POR CONSEGUINTE, CABE SALIENTAR QUE ESSA
METODOLOGIA N?O ? UMA NOVIDADE, POIS H? MUITO TEMPO PROFESSORES USAM-NA, MAS COM UMA FREQU?NCIA
M?NIMA, E MUITAS VEZES SEM DAR O ESPA?O DE DI?LOGO AO ALUNO. ENT?O, O PRINCIPAL INTUITO DESSE M?TODO,
NO TRABALHO, ? DAR ?NFASE A OPINI?O DO DISCENTE, DEIXANDO-O EXPRESSAR-SE DA MANEIRA COMO ENTENDEU,
ASSIM COMO RELACIONAR O CONTE?DO GEOGR?FICO AO FILME, SEJA NOS ASPECTOS F?SICOS OU HUMANOS. MAS
PARA ISSO O PROFESSOR DEVE TER UM PLANEJAMENTO ADEQUADO E PREPARAR-SE PARA O MOMENTO DE DISCUSS?O
DO FILME, POIS ESTE PODE SER DESVIADO PARA CONVERSAS PARALELAS. DESTE MODO, OS RECURSOS AUDIOVISUAIS
MOSTRAM-SE EFICIENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS ESTES TENDEM A PRENDER A ATEN??O DO ALUNO, O
QUE SE TRATA DE UMA TAREFA DIF?CIL PARA UM EDUCADOR, POIS ESTE DEVE SE REINVENTAR A CADA DIA PARA QUE O
ALUNO SINTA A ESS?NCIA DA AULA DE GEOGRAFIA, DISCIPLINA ESTA QUE TEM DEMASIADA IMPORT?NCIA NA
FORMA??O DO DISCENTE.
REFER?NCIAS BIBLIOGR?FICAS
HEDER ROCHA; JO?O CARLOS MONTOVANI; MARLENE CHAGAS DA COSTA. ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO
DE FILMES COMO RECURSO DID?TICO PARA O ENSINO GEOGR?FICO. DISPON?VEL EM:
HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET. ACESSO EM 18 DE OUT 2021.
RITA JAQUELINE NOGUEIRA CHIAPETTII; GLAUBER MAGALH?ES DE FREITAS. OS FILMES COMO INSTRUMENTO
DID?TICO-PEDAG?GICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. DISPON?VEL EM:
HTTPS://SCHOLAR.ARCHIVE.ORG/WORK/XOWCL5FQERH37NFOXOBFFA3UCI/ACCESS/WAYBACK/HTTPS://PERIODICOS.UFSM.
BR/GEOGRAFIA/ARTICLE/DOWNLOAD/37765/PDF. ACESSO EM 20 DE OUT 2021.