ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A EFETIVIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA ATRAVÉS DOS PRINCIPAIS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL, NA ESCOLA PÚBLICA, “PROFESSORA ODETE BARBOSA MARVÃO” LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU-PA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS. LOGO, BUSCA-SE COMPREENDER COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO, A UTILIZAÇÃO DAS TICS, SE TEVE FORMAÇÃO E AUXÍLIO PARA OS PROFESSORES NESSA NOVA FORMA DE ENSINO, ALÉM DISSO, VISA DESTACAR SE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA REMOTO FOI SATISFATÓRIO, UTILIZOU-SE DESSA FORMA, A ESCALA DE LIKERT, QUE CONSIDERA SE AS RESPOSTAS SÃO SATISFATÓRIAS OU NÃO, RECEBENDO UMA PONDERAÇÃO PARA ESCALONAMENTO DENTRO DE UMA ESTRATIFICAÇÃO. CONTUDO, OS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TIVERAM A APRENDIZAGEM COMPROMETIDA, ONDE CONSIDERARAM A FORMA DE ENSINO SATISFATÓRIA ENQUANTO OS PROFESSORES CONSIDERARAM INSATISFATÓRIA, O MÉTODO UTILIZADO PELA ESCOLA FOI A ELABORAÇÃO DE CADERNOS DE ATIVIDADES QUE FORAM REPASSADOS AOS ESTUDANTES PARA FAZER EM CASA, HAVENDO NENHUM OU POUCO AUXÍLIO DOS PROFESSORES, O QUE DIFICULTOU AINDA MAIS A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM APARELHOS E CONEXÃO COM A INTERNET, PRINCIPALMENTE OS QUE RESIDEM NO INTERIOR. CONTUDO, O ENSINO REMOTO SE MOSTROU FUNDAMENTAL PARA A CONTINUAÇÃO DAS AULAS. PORÉM, FALTOU PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E MELHOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES.