RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85004 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 829 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO REMOTO, COVID-19, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNIFAL-MG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID829_18112021140610.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS OWEN" "autor_email" => "matheus.owen@sou.unifal-m" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85004 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 829 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO REMOTO, COVID-19, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNIFAL-MG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID829_18112021140610.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS OWEN" "autor_email" => "matheus.owen@sou.unifal-m" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }