Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA UFRRJ

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, , Comunicação Oral (CO) ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
0 of 0
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84635 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1789 "titulo" => "AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA UFRRJAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA" "resumo" => "DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENTE CONTROLADA E PREVISÍVEL EM QUE O CONHECIMENTO ERA MERAMENTE INTRODUZIDO NAS SALAS DE AULA COMO REPASSE DAS INFORMAÇÕES CONCEITUAIS. O ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO E PARA A CRÍTICA ESTAVA LONGE DE ACONTECER E, POR VÁRIOS ANOS, ISSO FOI REPETIDO E REPRODUZIDO AOS ALUNOS NA SUA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES. ASSIM, O MAGISTÉRIO FOI PERDENDO A MOTIVAÇÃO E, INCLUSIVE, COM AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO INFLUENCIANDO NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA DESSES PROFISSIONAIS, A CARREIRA DE PROFESSOR TERMINOU POR SOFRER UM DESESTÍMULO E DESINTERESSE POR PARTE DOS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM POSSIBILITANDO UM AVANÇO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM CAMINHO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A UFRRJ VEM DESENVOLVENDO VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, COMO O PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OUTROS. ESSAS INICIATIVAS MOSTRARAM QUE SERIA POSSÍVEL MUDAR ESSE CENÁRIO DESESTIMULADOR. COM OBJETIVOS PRECISOS, VISAVAM INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; VALORIZAR O MAGISTÉRIO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE; PROMOVER UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE; ESTIMULAR A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITANDO A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FOMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CARÁTER INOVADOR, UTILIZANDO RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; VALORIZAR O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES; ENTRE OUTROS. TAIS OBJETIVOS JÁ APONTAVAM PARA UM NOVO CAMINHO. E, DESSA FORMA, AS UNIVERSIDADES QUE PASSARAM A APROPRIAR-SE DESSAS POLÍTICAS, VOLTARAM-SE PARA UMA DEMOCRACIA DO APRENDIZADO, A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM QUE OS ESTUDANTES FORAM ESTIMULADOS A PARTICIPAR COMO PROTAGONISTAS. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. ESSE CRESCIMENTO E A ADESÃO DESSES PROGRAMAS NA UFRRJ, MUITO SE DEU POR CONTA DOS RESULTADOS ANTERIORES, TECENDO, ASSIM, UMA REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES E INTEGRAÇÃO POSITIVA PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, NÃO SÓ NO CONTEXTO ACADÊMICO MAS, TAMBÉM, NAS ÁREAS DE VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES, COMO O POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, POR CONTA DE SUA ATUALIDADE E O LOCUS ONDE SE ENCONTRAM OS CAMPI DA UNIVERSIDADE, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, AGREGANDO MUITOS ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA ESSES ALUNOS, O ENSINO SUPERIOR TRAZ OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM QUE, MUITAS VEZES, OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE. ESSES PROGRAMAS FORJAM UMA IDENTIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DO MAGISTÉRIO QUE SE INICIA COM O PRÓPRIO ESTUDANTE QUE SE RECONHECE COMO FORMADOR, NO ÂMBITO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS. AS ATIVIDADES DERIVADAS DESSES PROGRAMAS ABREM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUNDO PARA ALUNOS DO ENTORNO. DESDE QUE O PRIMEIRO PIBID CHEGOU À UFRRJ, EM 2007, JÁ SE PASSARAM QUATRO GESTÕES ADMINISTRATIVAS DISTINTAS E, TODAS ELAS VIABILIZARAM O SEU DESENVOLVIMENTO E POSSIBILITARAM NOVAS E MOTIVADORAS ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COM O APOIO INSTITUCIONAL, O PROGRAMA ALAVANCOU E CHEGOU A SER, NO EDITAL 061/2013, O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE. COM ESSE CRESCIMENTO VERTIGINOSO, A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PASSOU A TER UM POSICIONAMENTO DE UMA PRÁTICA CONCRETA E DE DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS E A IES. EM 2018, COM A ADESÃO DA RP, GRADATIVA ENTRE AS LICENCIATURAS, HOUVE UMA APROPRIAÇÃO QUE FOI CONTAGIANDO A TODOS. VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR, REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR, QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESSE TRABALHO, UTILIZAMO-NOS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE (1996) EM QUE NOS TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO QUE NÃO É SIMPLESMENTE UMA TRANSFERÊNCIA DE SABER, MAS DE CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA CONSTRUÇÃO; DE GIMENEZ (2005) PELOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PELOS QUAIS PASSA A FORMAÇÃO DOCENTE; DE NÓVOA (2017), EXPOENTE NA REFLEXÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, QUE PONTUA A NECESSIDADE DE REFORÇO MÚTUO E CONTÍNUO ENTRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE EM ESPECIAL PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DE TARDIF LESSARD E LAHAYE (1991), QUE A PARTIR DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES PRÁTICOS E CIENTÍFICOS MOSTRA O VALOR DOS MESMOS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO-O MÚLTIPLO E FRAGMENTADO, DE ACORDO COM HALL (2005). ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA102_ID1789_25102021202057.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA ARAÚJO BRITO FAZOLLO" "autor_nome_curto" => "SARA FAZOLLO" "autor_email" => "sarafazollo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84635 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1789 "titulo" => "AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA UFRRJAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA IDENTIDADE DOCENTE: UM CAMINHO EXITOSO NA" "resumo" => "DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENTE CONTROLADA E PREVISÍVEL EM QUE O CONHECIMENTO ERA MERAMENTE INTRODUZIDO NAS SALAS DE AULA COMO REPASSE DAS INFORMAÇÕES CONCEITUAIS. O ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO E PARA A CRÍTICA ESTAVA LONGE DE ACONTECER E, POR VÁRIOS ANOS, ISSO FOI REPETIDO E REPRODUZIDO AOS ALUNOS NA SUA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES. ASSIM, O MAGISTÉRIO FOI PERDENDO A MOTIVAÇÃO E, INCLUSIVE, COM AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO INFLUENCIANDO NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA DESSES PROFISSIONAIS, A CARREIRA DE PROFESSOR TERMINOU POR SOFRER UM DESESTÍMULO E DESINTERESSE POR PARTE DOS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM POSSIBILITANDO UM AVANÇO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM CAMINHO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A UFRRJ VEM DESENVOLVENDO VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, COMO O PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OUTROS. ESSAS INICIATIVAS MOSTRARAM QUE SERIA POSSÍVEL MUDAR ESSE CENÁRIO DESESTIMULADOR. COM OBJETIVOS PRECISOS, VISAVAM INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; VALORIZAR O MAGISTÉRIO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE; PROMOVER UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE; ESTIMULAR A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITANDO A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FOMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CARÁTER INOVADOR, UTILIZANDO RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; VALORIZAR O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES; ENTRE OUTROS. TAIS OBJETIVOS JÁ APONTAVAM PARA UM NOVO CAMINHO. E, DESSA FORMA, AS UNIVERSIDADES QUE PASSARAM A APROPRIAR-SE DESSAS POLÍTICAS, VOLTARAM-SE PARA UMA DEMOCRACIA DO APRENDIZADO, A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM QUE OS ESTUDANTES FORAM ESTIMULADOS A PARTICIPAR COMO PROTAGONISTAS. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. ESSE CRESCIMENTO E A ADESÃO DESSES PROGRAMAS NA UFRRJ, MUITO SE DEU POR CONTA DOS RESULTADOS ANTERIORES, TECENDO, ASSIM, UMA REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES E INTEGRAÇÃO POSITIVA PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, NÃO SÓ NO CONTEXTO ACADÊMICO MAS, TAMBÉM, NAS ÁREAS DE VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES, COMO O POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, POR CONTA DE SUA ATUALIDADE E O LOCUS ONDE SE ENCONTRAM OS CAMPI DA UNIVERSIDADE, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, AGREGANDO MUITOS ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA ESSES ALUNOS, O ENSINO SUPERIOR TRAZ OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM QUE, MUITAS VEZES, OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE. ESSES PROGRAMAS FORJAM UMA IDENTIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DO MAGISTÉRIO QUE SE INICIA COM O PRÓPRIO ESTUDANTE QUE SE RECONHECE COMO FORMADOR, NO ÂMBITO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS. AS ATIVIDADES DERIVADAS DESSES PROGRAMAS ABREM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUNDO PARA ALUNOS DO ENTORNO. DESDE QUE O PRIMEIRO PIBID CHEGOU À UFRRJ, EM 2007, JÁ SE PASSARAM QUATRO GESTÕES ADMINISTRATIVAS DISTINTAS E, TODAS ELAS VIABILIZARAM O SEU DESENVOLVIMENTO E POSSIBILITARAM NOVAS E MOTIVADORAS ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COM O APOIO INSTITUCIONAL, O PROGRAMA ALAVANCOU E CHEGOU A SER, NO EDITAL 061/2013, O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE. COM ESSE CRESCIMENTO VERTIGINOSO, A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PASSOU A TER UM POSICIONAMENTO DE UMA PRÁTICA CONCRETA E DE DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS E A IES. EM 2018, COM A ADESÃO DA RP, GRADATIVA ENTRE AS LICENCIATURAS, HOUVE UMA APROPRIAÇÃO QUE FOI CONTAGIANDO A TODOS. VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR, REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR, QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESSE TRABALHO, UTILIZAMO-NOS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE (1996) EM QUE NOS TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO QUE NÃO É SIMPLESMENTE UMA TRANSFERÊNCIA DE SABER, MAS DE CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA CONSTRUÇÃO; DE GIMENEZ (2005) PELOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PELOS QUAIS PASSA A FORMAÇÃO DOCENTE; DE NÓVOA (2017), EXPOENTE NA REFLEXÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, QUE PONTUA A NECESSIDADE DE REFORÇO MÚTUO E CONTÍNUO ENTRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE EM ESPECIAL PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DE TARDIF LESSARD E LAHAYE (1991), QUE A PARTIR DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES PRÁTICOS E CIENTÍFICOS MOSTRA O VALOR DOS MESMOS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO-O MÚLTIPLO E FRAGMENTADO, DE ACORDO COM HALL (2005). ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA102_ID1789_25102021202057.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA ARAÚJO BRITO FAZOLLO" "autor_nome_curto" => "SARA FAZOLLO" "autor_email" => "sarafazollo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DURANTE MUITO TEMPO AS AÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURA VISAVAM APENAS OS SABERES CONTEUDÍSTICOS E REPRODUTORES. AÇÕES ESTAS QUE CONFORMAM UMA IDENTIDADE DOCENTE CONTROLADA E PREVISÍVEL EM QUE O CONHECIMENTO ERA MERAMENTE INTRODUZIDO NAS SALAS DE AULA COMO REPASSE DAS INFORMAÇÕES CONCEITUAIS. O ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO E PARA A CRÍTICA ESTAVA LONGE DE ACONTECER E, POR VÁRIOS ANOS, ISSO FOI REPETIDO E REPRODUZIDO AOS ALUNOS NA SUA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES. ASSIM, O MAGISTÉRIO FOI PERDENDO A MOTIVAÇÃO E, INCLUSIVE, COM AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO INFLUENCIANDO NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA DESSES PROFISSIONAIS, A CARREIRA DE PROFESSOR TERMINOU POR SOFRER UM DESESTÍMULO E DESINTERESSE POR PARTE DOS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, VEM POSSIBILITANDO UM AVANÇO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM CAMINHO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A UFRRJ VEM DESENVOLVENDO VÁRIOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, COMO O PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE OUTROS. ESSAS INICIATIVAS MOSTRARAM QUE SERIA POSSÍVEL MUDAR ESSE CENÁRIO DESESTIMULADOR. COM OBJETIVOS PRECISOS, VISAVAM INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; VALORIZAR O MAGISTÉRIO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE; PROMOVER UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE; ESTIMULAR A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITANDO A COOPERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FOMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CARÁTER INOVADOR, UTILIZANDO RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; VALORIZAR O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES; ENTRE OUTROS. TAIS OBJETIVOS JÁ APONTAVAM PARA UM NOVO CAMINHO. E, DESSA FORMA, AS UNIVERSIDADES QUE PASSARAM A APROPRIAR-SE DESSAS POLÍTICAS, VOLTARAM-SE PARA UMA DEMOCRACIA DO APRENDIZADO, A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM QUE OS ESTUDANTES FORAM ESTIMULADOS A PARTICIPAR COMO PROTAGONISTAS. NESSE CONTEXTO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ESTÁ VOLTADA PARA UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA ESFERA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, A PARTIR DOS PROGRAMAS PIBID E RP, OBSERVANDO OS SEUS DESDOBRAMENTOS, TANTO NA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS COMO EM CAPACITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS. ALÉM DISSO, PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ENVOLVIDOS, COMO ALUNOS, PROFESSORES DA IES E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS LICENCIANDOS, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, O DIÁLOGO ENTRE OS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DAS LICENCIATURAS QUE PASSARAM A MANTER UM ENVOLVIMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS AÇÕES INTEGRADORAS DESSES PROGRAMAS SÃO APENAS AMOSTRAS DE ALGUNS RESULTADOS. DESDE QUE OS PROGRAMAS CHEGARAM À UNIVERSIDADE, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OBSERVAMOS QUE AUMENTOU A PROCURA E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. ESSE CRESCIMENTO E A ADESÃO DESSES PROGRAMAS NA UFRRJ, MUITO SE DEU POR CONTA DOS RESULTADOS ANTERIORES, TECENDO, ASSIM, UMA REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES E INTEGRAÇÃO POSITIVA PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, NÃO SÓ NO CONTEXTO ACADÊMICO MAS, TAMBÉM, NAS ÁREAS DE VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES, COMO O POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, POR CONTA DE SUA ATUALIDADE E O LOCUS ONDE SE ENCONTRAM OS CAMPI DA UNIVERSIDADE, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, AGREGANDO MUITOS ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA ESSES ALUNOS, O ENSINO SUPERIOR TRAZ OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM QUE, MUITAS VEZES, OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE. ESSES PROGRAMAS FORJAM UMA IDENTIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DO MAGISTÉRIO QUE SE INICIA COM O PRÓPRIO ESTUDANTE QUE SE RECONHECE COMO FORMADOR, NO ÂMBITO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS. AS ATIVIDADES DERIVADAS DESSES PROGRAMAS ABREM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUNDO PARA ALUNOS DO ENTORNO. DESDE QUE O PRIMEIRO PIBID CHEGOU À UFRRJ, EM 2007, JÁ SE PASSARAM QUATRO GESTÕES ADMINISTRATIVAS DISTINTAS E, TODAS ELAS VIABILIZARAM O SEU DESENVOLVIMENTO E POSSIBILITARAM NOVAS E MOTIVADORAS ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COM O APOIO INSTITUCIONAL, O PROGRAMA ALAVANCOU E CHEGOU A SER, NO EDITAL 061/2013, O MAIOR PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE. COM ESSE CRESCIMENTO VERTIGINOSO, A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA PASSOU A TER UM POSICIONAMENTO DE UMA PRÁTICA CONCRETA E DE DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS E A IES. EM 2018, COM A ADESÃO DA RP, GRADATIVA ENTRE AS LICENCIATURAS, HOUVE UMA APROPRIAÇÃO QUE FOI CONTAGIANDO A TODOS. VALE RESSALTAR, QUE A INSTITUIÇÃO NÃO RESISTIU A ADERIR AOS PROGRAMAS, CONSIDERANDO A POSITIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E APROPRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE VOLTAM PARA SENSIBILIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE POLÍTICA IMPORTANTE QUE REVERBEROU DE FORMA PRODUTIVA E EFICAZ NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES SE MOSTRAM SEMPRE PARTICIPATIVOS, GERANDO, ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INOVADOR, REFLEXIVO E CRÍTICO. OS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS PASSARAM A PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS QUE RENOVARAM, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS, SUA PRÓPRIA DINÂMICA DE AULA NO ÂMBITO DA IES. OS PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES PASSARAM A ATUAR DE FORMA MAIS QUESTIONADORA E REFLEXIVA NAS SUAS VIVÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, NAS QUESTÕES RELACIONADAS À REFLEXÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA BNCC. VALE RESSALTAR, QUE O ESTÁGIO PASSOU A TER UM NOVO OLHAR, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA RP, PELAS SUAS AÇÕES E OBJETIVOS, QUE VEM DESPERTANDO OS ESTUDANTES PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO, VALORIZANDO, ASSIM, OS DIVERSOS ESPAÇOS FORMATIVOS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA QUE ESTÁ ANCORADA NUM INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO. PARA ISSO, VALEMO-NOS DE ENTREVISTAS COM GESTORES PARTICIPANTES DESSES PROGRAMAS. ESSAS ENTREVISTAS SE CONSTITUEM COMO FONTES EMPÍRICAS IMPORTANTES PARA A APREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UFRRJ E, POR ISSO, COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA A FORMAÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL QUE PERMITE A PERCEPÇÃO DAS DIRETRIZES DA IDENTIDADE DOCENTE DA IES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODEMOS JUSTIFICAR A RELEVÂNCIA E O VALOR DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS A UFRRJ VEM CONSOLIDANDO-SE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESSE TRABALHO, UTILIZAMO-NOS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE (1996) EM QUE NOS TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO QUE NÃO É SIMPLESMENTE UMA TRANSFERÊNCIA DE SABER, MAS DE CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA CONSTRUÇÃO; DE GIMENEZ (2005) PELOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PELOS QUAIS PASSA A FORMAÇÃO DOCENTE; DE NÓVOA (2017), EXPOENTE NA REFLEXÃO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, QUE PONTUA A NECESSIDADE DE REFORÇO MÚTUO E CONTÍNUO ENTRE A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE EM ESPECIAL PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DE TARDIF LESSARD E LAHAYE (1991), QUE A PARTIR DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES PRÁTICOS E CIENTÍFICOS MOSTRA O VALOR DOS MESMOS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO-O MÚLTIPLO E FRAGMENTADO, DE ACORDO COM HALL (2005). ENTENDEMOS QUE OS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS E TECEM CAMINHOS E VEREDAS DE UM PERCURSO FORMATIVO REFLEXIVO, CRÍTICO, POLÍTICO, SOCIAL, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE INTEGRA PARA ADICIONAR SABERES SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.