ESTE RELATO REFERE-SE AO PROCESSO FORMATIVO TEÓRICO-PRÁTICO VIVENCIADO NO DECORRER DAS AÇÕES DO PIBID, EM ANDAMENTO (2020-2021), NO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. O OBJETIVO É SOCIALIZAR O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO OCORRIDAS NA TURMA DE INFANTIL V POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. AS AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRESENTE PESQUISA SE DERAM POR MEIO DE ESTUDOS TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICOS ASSOCIADA À IDA À CAMPO POR MEIO DAS AÇÕES DE OBSERVAÇÃO, DE PLANEJAMENTO E DE INTERVENÇÃO DAS AULAS VIA PLATAFORMA MEET DA TURMA DO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PARTICIPANTE DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO DO PIBID NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. ASSIM, ORGANIZAMOS O RELATO NAS SEGUINTES ETAPAS: INICIALMENTE DISCORREMOS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO, TECENDO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS QUE SUBSIDIARAM AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS PARA AS AÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. NA SEQUÊNCIA, RELATAMOS O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO, EXPLICITANDO REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. À MEDIDA QUE RELATAMOS, EXIBIMOS ANÁLISES SOBRE OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA E FINALIZAMOS COM ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.