DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: RELATO DE VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERR
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84686 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: RELATO DE VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERR" "resumo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR), PROPORCIONOU VIVENCIAR A PRÁTICA DOCENTE, QUE PERPASSA PELA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR, REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO DESENVOLVER REFLEXÕES NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR, ALUNO E ESCOLA. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA A PARTIR DO PRP/UERR DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BOA VISTA/RR. O DELINEAMENTO METODOLÓGICO, CARACTERIZOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, QUE OPORTUNIZOU A VIVENCIA COM PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM RORAIMA. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRP/UERR, SUBPROJETO BIOLOGIA, NO ANO LETIVO DE 2021, PERMITIU APREENDER A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. AS OBSERVAÇÕES POSSIBILITARAM ACESSO A REALIDADE DA TURMA, BEM COMO AO ENSINO REMOTO, POIS O PLANEJAMENTO FOI REALIZADO DE ACORDO COM O DIAGNÓSTICO ESCOLAR E DA TURMA. A TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE RESIDENTES/ESTAGIÁRIOS, ALUNOS E PROFESSORA/PRECEPTORA OCORREU DE MANEIRA PARTICIPATIVA A PARTIR DO USO INTEGRADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, OPORTUNIZANDO A CAPACIDADE REFLEXIVA, SENDO ESTA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ACENAM COMO UM EIXO DE ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR NA ATUAÇÃO DOS LICENCIANDOS, OU SEJA, NAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E NO SABER-FAZER NA FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1053_25102021133009.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA CAROLINE MENDES MALHÃO" "autor_nome_curto" => "PAM" "autor_email" => "carolinnetherock@gmail.co" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84686 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: RELATO DE VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UERR" "resumo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR), PROPORCIONOU VIVENCIAR A PRÁTICA DOCENTE, QUE PERPASSA PELA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR, REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO DESENVOLVER REFLEXÕES NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR, ALUNO E ESCOLA. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA A PARTIR DO PRP/UERR DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BOA VISTA/RR. O DELINEAMENTO METODOLÓGICO, CARACTERIZOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, QUE OPORTUNIZOU A VIVENCIA COM PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM RORAIMA. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRP/UERR, SUBPROJETO BIOLOGIA, NO ANO LETIVO DE 2021, PERMITIU APREENDER A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. AS OBSERVAÇÕES POSSIBILITARAM ACESSO A REALIDADE DA TURMA, BEM COMO AO ENSINO REMOTO, POIS O PLANEJAMENTO FOI REALIZADO DE ACORDO COM O DIAGNÓSTICO ESCOLAR E DA TURMA. A TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE RESIDENTES/ESTAGIÁRIOS, ALUNOS E PROFESSORA/PRECEPTORA OCORREU DE MANEIRA PARTICIPATIVA A PARTIR DO USO INTEGRADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, OPORTUNIZANDO A CAPACIDADE REFLEXIVA, SENDO ESTA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ACENAM COMO UM EIXO DE ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO CAPAZES DE CONTRIBUIR NA ATUAÇÃO DOS LICENCIANDOS, OU SEJA, NAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E NO SABER-FAZER NA FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1053_25102021133009.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA CAROLINE MENDES MALHÃO" "autor_nome_curto" => "PAM" "autor_email" => "carolinnetherock@gmail.co" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }