A PESQUISA SE JUSTIFICA POR ENTENDER QUE ATRAV?S DA RELA??O FAM?LIA E ESCOLA, PROFESSOR E ALUNO ? QUE OCORRE A TROCA DE INFORMA??ES DE FORMA DIAL?GICA, EM QUE OS MESMOS V?O SE DESENVOLVENDO INTELECTUALMENTE E MELHORANDO SUAS FUN??ES COGNITIVAS, TENDO COMO BASE A INTERA??O NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. O DI?LOGO IGUALIT?RIO ACONTECE NA PR?TICA NO PIBID, ACONTECE NO MOMENTO DO PROCESSO DE COMUNICA??O QUANDO APRESENTAMOS PERCEP??ES, SENTIMENTOS E PONTOS DE VISTA. O PODER DA FALA CONSISTE NA FORMA DE DEFENDER OS ARGUMENTOS. NO PIBID EXISTE UMA PROVOCA??O A ARGUMENTAR, A DIALOGAR, A INTERAGIR COM OS DEMAIS COLEGAS, A BUSCAR ARGUMENTOS QUE PAUTEM NOSSA VIS?O SOBRE DETERMINADO ASSUNTO. NO PIBID O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM TEM SIDO O DI?LOGO IGUALIT?RIO E A REFLEX?O DO CONTE?DO ESTUDADO, COM ASSUNTOS DA ATUALIDADE E DO COTIDIANO, DOS QUAIS PODEMOS INTERVIR. ATRAV?S DA REFLEX?O BUSCA SE A MELHOR FORMA PARA A INTERVEN??O NO COTIDIANO ESCOLAR. A PROBLEMATIZA??O DA PESQUISA ACONTECE NAS RELA??ES DE INTERA??O NAS TERT?LIAS, FAM?LIA-ALUNO, ALUNO-DOCENTE NA QUAL INFLU?NCIA DIRETAMENTE NO RESULTADO DE SUA APRENDIZAGEM. ALUNOS SEM ACOMPANHAMENTO FAMILIAR TEM MAIOR PROBABILIDADE AO FRACASSO ESCOLAR. NO DECORRER DO PIBID, DIVERSOS TE?RICOS FALAM A RESPEITO DA APRENDIZAGEM, VYGOTSKY, POR EXEMPLO, AFIRMA QUE O ALUNO TRAZ CONSIGO UMA BAGAGEM DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SUA EXPERI?NCIA DE VIDA, A ESSE CONHECIMENTO VYGOTSKY CHAMA DE CONHECIMENTO PR?VIO. CONTUDO, SE N?O H? UMA RELA??O AFETIVA DE CONFIAN?A, ENTRE PROFESSOR E O ALUNO, ESSA MEDIA??O DE CONHECIMENTO PODER? N?O ACONTECER. O PROFESSOR N?O CONSEGUIR? MENSURAR O CONHECIMENTO PR?VIO ADQUIRIDO POR ESSE ALUNO, E COM ISSO IR? COMPROMETER A AQUISI??O DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR PARTE DO EDUCANDO. E TAMB?M, SE N?O OCORRER ESSE FATOR T?O IMPORTANTE QUE ? A RELA??O DA FAM?LIA COM A ESCOLA O ENSINO E APRENDIZAGEM FICAR? COMPROMETIDO. PORTANTO, ? EXTREMAMENTE NECESS?RIO SER CONSTRU?DO UMA RELA??O ENTRE ESCOLA E FAM?LIA, POIS ESSA RELA??O EST? INTIMAMENTE LIGADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM. O OBJETIVO GERAL: ANALISAR A IMPORT?NCIA DA RELA??O DAS FAM?LIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS TERT?LIAS DIAL?GICAS. OBJETIVOS ESPEC?FICOS S?O: CARACTERIZAR A IMPORT?NCIA DA FAM?LIA NO ACOMPANHAMENTO DAS TERT?LIAS; CONCEITUAR A INFLU?NCIA DA RELA??O AFETIVA ENTRE PIBID E FAM?LIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; REGISTRAR AS EXPERI?NCIAS DOS BOLSISTAS E SEUS SIGNIFICADOS; REGISTRAR AS EXPERI?NCIAS FAMILIARES E SEUS SIGNIFICADOS.
ESTA PESQUISA ? ASSOCIADA ? PESQUISA BIBLIOGR?FICA E PESQUISA DE CAMPO. INICIALMENTE REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO DE QUANTAS FAM?LIAS ATIVAS PARTICIPAM DAS TERT?LIAS, REALIZAMOS O LEVANTAMENTO COM OS DADOS PRINCIPAIS: NOME E TELEFONE. ENTRAREMOS EM CONTATO VIA TELEFONE, DESTE MODO, AP?S ACEITAR A PARTICIPA??O NO ESTUDO, SER?O ASSINADOS OS TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, EM DUAS VIAS, SENDO UMA VIA DOS PESQUISADORES E A OUTRA DO SUJEITO PARTICIPANTE. PARA ESTA PESQUISA UTILIZAR? QUESTION?RIOS COM QUEST?ES ABERTAS E FECHADAS, COMPOSTO POR PERGUNTAS, REALIZAREMOS DE FORMA CAUTELOSA. AS ENTREVISTAS UTILIZAR?O UM INSTRUMENTO DE ORIENTA??O (ROTEIRO) NA FORMA DE QUESTION?RIO. OS QUESTION?RIOS SER?O FUNDAMENTAIS PARA A COLETA DE DADOS. A COLETA DE DADOS ACONTECER? ATRAV?S DE OBSERVA??O EM CAMPO, DI?LOGOS COM AS CRIAN?AS E FAMILIARES. SER?O REALIZADAS ENTREVISTAS PLENAMENTE ESTRUTURADAS QUE SER?O REALIZADAS PRESENCIALMENTE OU, NA IMPOSSIBILIDADE DO ENCONTRO, APLICADAS COMO QUESTION?RIOS VIA WATTS APP OU POR E-MAIL. O LOCAL DO ESTUDO ACONTECER? NA CIDADE DE PALMAS-TO. O P?BLICO ALVO S?O AS FAM?LIAS DAS ESCOLAS QUE FAZEM PARTE DO SUBPROJETO PIBID, AS QUAIS S?O: ETI LU?S RODRIGUES MONTEIRO, CMEI CONTOS DE FADAS E ESCOLA PASTOR PAULO LEIVAS MACAL?O. PRETENDEMOS TECER REFLEX?ES DE MODO A AVERIGUAR A CAPILARIDADE DAS ATIVIDADES NO PROCESSO DE FORMA??O E APERFEI?OAMENTO PARA ATUA??O NO QUE SE REFEREM AOS ESTUDOS TE?RICOS. A PESQUISA TEM SEU OBJETO DELIMITADO NA INFLU?NCIA DA PARTICIPA??O FAMILIAR NAS TERT?LIAS DIAL?GICAS. A DELIMITA??O TEMPORAL INVESTIGADA FOI RESTRINGIDA AOS ANOS DE 2020 E 2022. DESTA FORMA, A PARTICIPA??O FAMILIAR DURANTE AS TERT?LIAS DIAL?GICAS ? FUNDAMENTAL PARA QUE EXISTA UM DESENVOLVIMENTO MAIOR E MELHOR NA COMPREENS?O DA CRIAN?A ACERCA DO ASSUNTO ESTUDADO. AS CRIAN?AS QUE TEM O ACOMPANHAMENTO DOS FAMILIARES NAS TERT?LIAS, SENTEM-SE MAIS VALORIZADAS E MOTIVADAS. OS RESULTADOS E DISCURS?ES MOSTRAM QUE A RELA??O FAMILIAR, AL?M DE MEDIAR O APRENDIZADO TORNA POSS?VEL MELHORAR AS RELA??ES INTERPESSOAIS, FORTALECENDO OS LA?OS DE AMIZADE, PERMITINDO EXISTIR O RESPEITO, AMIZADE, SOLIDARIEDADE, GENEROSIDADE, CONFIAN?A POR PARTE DA FAM?LIA E DA SOCIEDADE DE FORMA GERAL. O ENVOLVIMENTO FAMILIAR NO PROJETO PIBID AUXILIA NA QUEBRA DE DIFICULDADES DAS CRIAN?AS, O QUE FAVORECE NA MELHORIA DE TODA A VIDA ESCOLAR NO DECORRER DO SEU TRANSCURSO. E NECESS?RIO QUE HAJA INTERA??O FAMILIAR, POIS A CRIAN?A PARTICIPA MAIS NAS TERT?LIAS DIAL?GICAS, DEMONSTRANDO COM MAIOR CLAREZA SUAS PERCEP??ES E SENTIMENTOS SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO, SEJA DE UM LIVRO, DE UM V?DEO OU IMAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PODE-SE CHEGAR ? CONCLUS?O DE QUE ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE A PARTICIPA??O DA FAM?LIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS TERT?LIAS DIAL?GICAS. A PARTICIPA??O FAMILIAR ABRE UM LEQUE DE OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO NA VIDA DA CRIAN?A, ONDE ELA INTERAGE MAIS, ? IMPULSIONADA A ALCAN?AR RESULTADOS MELHORES DO QUE A CRIAN?A QUE N?O DISP?ES DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR.