Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO CULTURAL, , Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84571
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 2505
    "titulo" => "A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA PELA QUAL NÓS, ESTUDANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ACOMPANHAMOS, DISCUTIMOS E APRENDEMOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. COMO BASE CONCEITUAL DAS ATIVIDADES, FOI ESTUDADO E VIVENCIADO O CURRÍCULO CULTURAL, DIVIDIMOS NOSSO TRABALHO ENTRE REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES EM CONJUNTO AO COORDENADOR DO PROGRAMA E A PROFESSORA SUPERVISORA, ENCONTROS SÍNCRONOS COM OS ALUNOS, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO ENTRE OS DOCENTES DA ESCOLA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS ASSÍNCRONAS. INICIALMENTE FOI FEITO UM MAPEAMENTO PARA ENTENDER OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES E COMPREENDER SUAS SINGULARIDADES, E PARTINDO DOS TEMAS DESENVOLVIDOS - DANÇAS URBANAS, SAMBA, ATLETISMO OLÍMPICO E PARALÍMPICO - E DA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS MESMOS, BUSCAMOS AMPLIAR E APROFUNDAR AS DISCUSSÕES ATRAVÉS DE PERGUNTAS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS, MÚSICAS, PROPOSTAS DE REFLEXÃO, PESQUISA E VIVÊNCIA INSERIDOS NOS FORMULÁRIOS EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO. ENTRE AS CONSIDERAÇÕES, PUDEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO CULTURAL, ALÉM DE VIVENCIARMOS UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CENTRALIZADA NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MULTICULTURAIS E NA FORMA COMO SE DÃO AS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE OS SUJEITOS EM UM AMBIENTE DIALÓGICO E HORIZONTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO CULTURAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID2505_18112021220401.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO PATUTTI"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "c154926@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84571
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 2505
    "titulo" => "A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA PELA QUAL NÓS, ESTUDANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ACOMPANHAMOS, DISCUTIMOS E APRENDEMOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. COMO BASE CONCEITUAL DAS ATIVIDADES, FOI ESTUDADO E VIVENCIADO O CURRÍCULO CULTURAL, DIVIDIMOS NOSSO TRABALHO ENTRE REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES EM CONJUNTO AO COORDENADOR DO PROGRAMA E A PROFESSORA SUPERVISORA, ENCONTROS SÍNCRONOS COM OS ALUNOS, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO ENTRE OS DOCENTES DA ESCOLA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS ASSÍNCRONAS. INICIALMENTE FOI FEITO UM MAPEAMENTO PARA ENTENDER OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES E COMPREENDER SUAS SINGULARIDADES, E PARTINDO DOS TEMAS DESENVOLVIDOS - DANÇAS URBANAS, SAMBA, ATLETISMO OLÍMPICO E PARALÍMPICO - E DA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS MESMOS, BUSCAMOS AMPLIAR E APROFUNDAR AS DISCUSSÕES ATRAVÉS DE PERGUNTAS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS, MÚSICAS, PROPOSTAS DE REFLEXÃO, PESQUISA E VIVÊNCIA INSERIDOS NOS FORMULÁRIOS EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO. ENTRE AS CONSIDERAÇÕES, PUDEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO CULTURAL, ALÉM DE VIVENCIARMOS UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CENTRALIZADA NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MULTICULTURAIS E NA FORMA COMO SE DÃO AS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE OS SUJEITOS EM UM AMBIENTE DIALÓGICO E HORIZONTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO CULTURAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID2505_18112021220401.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO PATUTTI"
    "autor_nome_curto" => "CAIO"
    "autor_email" => "c154926@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA PELA QUAL NÓS, ESTUDANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ACOMPANHAMOS, DISCUTIMOS E APRENDEMOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. COMO BASE CONCEITUAL DAS ATIVIDADES, FOI ESTUDADO E VIVENCIADO O CURRÍCULO CULTURAL, DIVIDIMOS NOSSO TRABALHO ENTRE REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES EM CONJUNTO AO COORDENADOR DO PROGRAMA E A PROFESSORA SUPERVISORA, ENCONTROS SÍNCRONOS COM OS ALUNOS, REUNIÕES DE PLANEJAMENTO ENTRE OS DOCENTES DA ESCOLA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS ASSÍNCRONAS. INICIALMENTE FOI FEITO UM MAPEAMENTO PARA ENTENDER OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES E COMPREENDER SUAS SINGULARIDADES, E PARTINDO DOS TEMAS DESENVOLVIDOS - DANÇAS URBANAS, SAMBA, ATLETISMO OLÍMPICO E PARALÍMPICO - E DA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS MESMOS, BUSCAMOS AMPLIAR E APROFUNDAR AS DISCUSSÕES ATRAVÉS DE PERGUNTAS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS, MÚSICAS, PROPOSTAS DE REFLEXÃO, PESQUISA E VIVÊNCIA INSERIDOS NOS FORMULÁRIOS EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO. ENTRE AS CONSIDERAÇÕES, PUDEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO CULTURAL, ALÉM DE VIVENCIARMOS UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CENTRALIZADA NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MULTICULTURAIS E NA FORMA COMO SE DÃO AS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE OS SUJEITOS EM UM AMBIENTE DIALÓGICO E HORIZONTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.