POESIA INFANTOJUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕES
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 843 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 143 "titulo" => "POESIA INFANTOJUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕES" "resumo" => "POESIA INFANTO-JUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕESPatrícia de Farias Sousa (Bolsista REUNI/CAPES/ POSLE/UFCG)paty_fariassousa@hotmail.com Orientador: Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG)helderpin@uol.com.br As experiências de trabalho com a poesia na escola ocorrem na maioria das vezes de forma limitada, pois os livros didáticos ainda reproduzem esquemas bastante pragmáticos para o trabalho com este gênero e também pelo fato de muitos educadores não serem leitores de poesia, desconhecendo as suas possibilidades de exploração e, por conseguinte, não despertando o aluno para tal vivência. Dada a sua importância, a leitura de poesia pode ser um elemento fundamental na formação de um leitor crítico e sensível. Nesse sentido, o presente trabalho pretende fazer algumas reflexões a respeito da relação poesia e ensino, como também da poesia sugerida para crianças e jovens, apontando possibilidades de seleção de poemas para esses leitores e, além disso, apresentar sugestões de trabalho que levem a experimentação poética na escola. Utilizaremos como aporte teórico os estudos de Abramovich (1997), Bordini (1986), Pinheiro (2000, 2007) e Versiani (2000)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "d3e585d29ace334118c1da2a2bd658b7_143_15_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FARIAS" "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 843 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 143 "titulo" => "POESIA INFANTOJUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕES" "resumo" => "POESIA INFANTO-JUVENIL: ALGUMAS REFLEXÕES E SUGESTÕESPatrícia de Farias Sousa (Bolsista REUNI/CAPES/ POSLE/UFCG)paty_fariassousa@hotmail.com Orientador: Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG)helderpin@uol.com.br As experiências de trabalho com a poesia na escola ocorrem na maioria das vezes de forma limitada, pois os livros didáticos ainda reproduzem esquemas bastante pragmáticos para o trabalho com este gênero e também pelo fato de muitos educadores não serem leitores de poesia, desconhecendo as suas possibilidades de exploração e, por conseguinte, não despertando o aluno para tal vivência. Dada a sua importância, a leitura de poesia pode ser um elemento fundamental na formação de um leitor crítico e sensível. Nesse sentido, o presente trabalho pretende fazer algumas reflexões a respeito da relação poesia e ensino, como também da poesia sugerida para crianças e jovens, apontando possibilidades de seleção de poemas para esses leitores e, além disso, apresentar sugestões de trabalho que levem a experimentação poética na escola. Utilizaremos como aporte teórico os estudos de Abramovich (1997), Bordini (1986), Pinheiro (2000, 2007) e Versiani (2000)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "d3e585d29ace334118c1da2a2bd658b7_143_15_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FARIAS" "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }