RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES DE CIÊNCIAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82530 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2667 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O \r\n ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS \r\n PROFESSORES DE CIÊNCIAS """ "resumo" => """ O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS \r\n DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA \r\n DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO, \r\n OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA \r\n NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE \r\n DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM \r\n SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA \r\n (PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM \r\n AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR \r\n E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA \r\n E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR \r\n PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM \r\n COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI \r\n AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE \r\n LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, \r\n SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE \r\n AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1278_27102021223058.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "AFONSO JÚNIOR" "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82530 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2667 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O \r\n ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS \r\n PROFESSORES DE CIÊNCIAS """ "resumo" => """ O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS \r\n DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA \r\n DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO, \r\n OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA \r\n NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE \r\n DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM \r\n SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA \r\n (PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM \r\n AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR \r\n E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA \r\n E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR \r\n PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM \r\n COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI \r\n AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE \r\n LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, \r\n SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE \r\n AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1278_27102021223058.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "AFONSO JÚNIOR" "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }