O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO GERAL DE INVESTIGAR COMO A POSSÍVEL FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ACARRETARÁ EM POSSÍVEIS PREJUÍZOS PARA OS PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS-PE. OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR A POSSÍVEL IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES; DISCUTIR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS; ELUCIDAR OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DEVERIA SER UM INSTRUMENTO DE MUDANÇA, CONTUDO, O QUE SE EVIDENCIA COM A LITERATURA É QUE ESSE INSTRUMENTO NÃO É OPERACIONALIZADO DA FORMA COMO DEVERIA, CONTRIBUINDO COMO MECANISMO PERPETUADOR DA DEFASAGEM E O SUCATEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. ESSA PESQUISA FOI EMBASADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, UTILIZANDO-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO CONTENDO 12 PERGUNTAS ENVIADO NO FORMATO DE PDF PELA PLATAFORMA WHATSAPP. A ANÁLISE DOS DADOS FOI GUIADA PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS QUE RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO SENTIRAM MUITA DIFICULDADE NESSE MOMENTO, PRINCIPALMENTE POR NÃO ESTAREM HABITUADOS A LIDAR COM A TECNOLOGIA NO COTIDIANO, E, COMO NÃO TIVERAM O APOIO NECESSÁRIO, PRECISARAM SE ADAPTAR POR CONTA PRÓPRIA E DE FORMA BEM ACELERADA PARA DAR CONTA DOS DESAFIOS QUE O ENSINO REMOTO TRAZ. DIANTE DISSO, É PRECISO REPENSAR EM COMO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA ESTÃO SENDO APLICADAS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS DEMANDAS SOCIAIS.