“É MUITO BONITA PRA SER INTELIGENTE”: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA DESMISTIFICAÇÃO DAS IDEAÇÕES SOCIOCULTURAIS ACERCA DA INTELIGÊNCIA FEMININA
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NESSA LÓGICA, ESSE ESTUDO É DE CUNHO HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICO, O MESMO EMPREGOU COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO, O CARÁTER EXPLICATIVO, OBJETIVANDO ANALISAR A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ADVINDO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO SOCIAL, CULTURAL E PATRIARCAL BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O ESTIGMA QUE AS MULHERES VIVENCIAM, TENDO EM VISTA, A DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL EDUCACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO DA CONJUNTURA DA SOCIEDADE PATRIARCAL. DESSA FORMA, OBSERVOU-SE QUE A INTELIGÊNCIA É POR VEZES DOTADA COMO UM ATRIBUTO ERÓTICO DO HOMEM, EM QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO É DESNATURALIZAR ESSA IDEALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE A CULTURA DO MACHISMO ESTÁ IMBRICADA DESDE CEDO NO CONTEXTO FEMININO E ISSO AFETA DESDE SEMPRE A FORMULAÇÃO DO AUTOCONCEITO. 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