APÓS A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM 2017, O SISTEMA EDUCACIONAL DE TODO O PAÍS PRECISOU CRIAR AÇÕES PARA INCLUSÃO DO DOCUMENTO EM SEUS CURRÍCULOS. A PRESENTE PESQUISA TEM O INTUITO DE TRAZER PARA ANÁLISE AS IMPLICAÇÕES DA HOMOLOGAÇÃO DA BNCC NA (RE) FORMULAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO ACRE E COMO AS ORIENTAÇÕES PRESENTES NO DOCUMENTO ESTÃO SENDO RELACIONADAS AO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS; A INSERÇÃO DE TEMÁTICAS AO CURRÍCULO; E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR, SÃO ASPECTOS QUE BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DESSA ANÁLISE. O ESTUDO TEM CARÁTER QUALITATIVO E UTILIZA-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA DAR DESTAQUE AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA BNCC (2017), NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE (2019) E NA PROPOSTA CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO. FOI CONSTATADO QUE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA SEGUE GRADUALMENTE EM INSERÇÃO NAS ESCOLAS, ATRAVÉS DE FORMAÇÕES JÁ DESENVOLVIDAS COM OS PROFESSORES E COM O NOVO CURRÍCULO, PERCEBEU-SE AINDA QUE AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO TANTO MUNICIPAL COMO ESTADUAL UTILIZAM-SE DO MESMO REFERENCIAL, MODIFICANDO APENAS A ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS, O CURRÍCULO ESTADUAL FOI REFORMULADO TEM COMO BASE A BNCC, MAS POUCO FOI MODIFICADO NESSE PROCESSO, POIS O DOCUMENTO JÁ ATENDIA AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DA BASE.