NESTE ARTIGO DISCUTIMOS OS ASPECTOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À CONCEPÇÃO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDA POR PESQUISADORES QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA NO LEVANTAMENTO DE REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, COM O OBJETIVO DE REVISITAR AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR ELES E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DO QUE CARACTERIZA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM OBRAS DE ESTUDIOSOS DEDICADOS AO TEMA, COMO FRIGOTTO, CIAVATTA E RAMOS (2005), MOURA (2007; 2013), RAMOS (2007), ENTRE OUTROS. ELES SERVIRAM À CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO NECESSÁRIO À COMPREENSÃO DA OFERTA DE ENSINO EM QUESTÃO E OS PRINCÍPIOS NOS QUAIS ELA ESTÁ ALICERÇADA. O ENSINO MÉDIO, ETAPA FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, DESEMPENHA UM IMPORTANTE PAPEL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE, UMA VEZ QUE É DURANTE ESSA FASE QUE SE PREPARA UMA GERAÇÃO QUE, EM POUCO TEMPO, PARTICIPARÁ DELA DE FORMA DETERMINANTE, OCUPANDO ESPAÇOS EM DIFERENTES ESFERAS DE ATIVIDADES SOCIAIS E TOMANDO DECISÕES QUE CAUSARÃO IMPACTOS NOS RUMOS SOCIAIS. NESSE SENTIDO, O ENSINO MÉDIO INTEGRADO REPRESENTA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO MAIS CONDIZENTE COM O DESAFIO DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES QUE HISTORICAMENTE CARACTERIZAM O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, MARCADO PELA SEPARAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO GERAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. O RESULTADO DESTE ESTUDO APONTA PARA A DEFESA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO UMA OFERTA EDUCACIONAL ALINHADA COM A PROPOSTA DE UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL.