UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80720 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 7471 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "WHATSAPP, AULAS REMOTAS, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9005_06092021102359.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SAMPAIO SEIXAS" "autor_nome_curto" => "MARIANA SEIXAS" "autor_email" => "mary.net15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80720 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 7471 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "WHATSAPP, AULAS REMOTAS, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9005_06092021102359.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SAMPAIO SEIXAS" "autor_nome_curto" => "MARIANA SEIXAS" "autor_email" => "mary.net15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }