Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: WHATSAPP, AULAS REMOTAS, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ALUNOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80720
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1702
    "inscrito_id" => 7471
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "WHATSAPP, AULAS REMOTAS, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9005_06092021102359.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SAMPAIO SEIXAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA  SEIXAS"
    "autor_email" => "mary.net15@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80720
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1702
    "inscrito_id" => 7471
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "WHATSAPP, AULAS REMOTAS, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9005_06092021102359.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SAMPAIO SEIXAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA  SEIXAS"
    "autor_email" => "mary.net15@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.