VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE GUIADA PELOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM QUE O CELULAR, O COMPUTADOR E A INTERNET, TÊM SIDO ALVO DE GRANDE UTILIZAÇÃO, NÃO SÓ NO COTIDIANO DAS PESSOAS, COMO TAMBÉM NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. NESSE CONTEXTO, AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), EMERGEM COMO SUPORTE PARA SUPERAR ALGUMAS LIMITAÇÕES PRESENTES NO ENSINO TRADICIONAL, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE FÍSICA. UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO E OBJETO DESSA PESQUISA, É O USO DOS MICROCONTROLADORES, ATRAVÉS DA ABORDAGEM DO ARDUINO (CAVALCANTE; BONIZZIA; GOMES, 2008; SOARES; BORGES, 2010; MOREIRA ET AL, 2018). DESSE MODO, A PRESENTE PESQUISA TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIENCIA, FRUTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO, LIGADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) REFERENTE A COTA 2020/2021, QUE TEM POR TITULO: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO, E QUE TEM COMO OBJETIVO, APRESENTAR AS POTENCIALIDADES DO USO DAS TIC NO ENSINO DE FÍSICA, PARTICULARMENTE COM O USO DO ARDUÍNO, ALIADO AO SOFTWARE EXCEL. DENTRE OS EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO, ESCOLHEMOS PARA ESSE RELATO O EXPERIMENTO MASSA MOLA. ANALISANDO OS DADOS OBTIDOS PELO ARDUÍNO, PERCEBEMOS QUE ESSES DADOS CONFEREM COM OS DADOS OBTIDOS TEORICAMENTE, O QUE MOSTRA QUE A UTILIZAÇÃO DA REFERIDA FERRAMENTA, PODE SER USADA DE FORMA AUXILIAR AO ENSINO DE FÍSICA, COM O USO DE EXPERIMENTOS TECNOLÓGICOS E DE BAIXO CUSTO.