FURTADO, Elisângela Rodrigues. Aulas remotas: fato ou fardo?. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/82396>. Acesso em: 22/11/2024 22:11
ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS AULAS REMOTAS COMO UM FATO QUE VEM ACONTECENDO DURANTE A PANDEMIA, PORÉM TEM-SE TORNADO UM FARDO NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. ESTA PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. OS PRINCIPAIS ACHADOS FORAM: OS DOCENTES AUMENTARAM SUA CARGA DE TRABALHO, MUITAS FAMÍLIAS NÃO TEM ACESSO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES DIGITAIS, NÃO TEMOS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADOS PARA O ACESSO À INTERNET, NÃO TEMOS EM SUA MAIORIA PROFESSORES QUE TIVERAM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA QUE PREPARASSEM PARA MUDANÇAS, OU PARA UM MOMENTO COMO ESTE QUE ESTAMOS VIVENDO, A MAIOR PARTE DAS ESCOLAS NÃO CONTA COM INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA TER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E MUITAS FAMÍLIAS NÃO TEM O MÍNIMO PARA SOBREVIVER, HAJA VISTO ACESSO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. EM SUMA AS AULAS REMOTAS É UM FATO, PRESENTE, CONSUMADO, PORÉM TORNOU-SE UM FARDO NA VIDA DO PROFESSOR, DOS PAIS E RESPONSÁVEIS QUE MUITAS VEZES NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ADQUIRIR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS. SUGERE-SE ESTUDOS COM DIFERENTES ETAPAS DA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA