O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82506 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 4824 "titulo" => "O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE" "resumo" => "ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2625_21052021154433.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICK GOMES" "autor_email" => "professorpatrickgomes@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82506 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 4824 "titulo" => "O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE" "resumo" => "ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2625_21052021154433.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICK GOMES" "autor_email" => "professorpatrickgomes@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }