ESTE TRABALHO REGISTRA A EXPERIÊNCIA REALIZADA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LECAMPO), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG). O ESTÁGIO FOI REALIZADO COM ENFOQUE NA GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, E COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO OPTOU-SE PELA E.M.E.F. PE. PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA (SUMÉ-PB). AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NESTE CAMPO DE ESTÁGIO JUSTIFICAM-SE DIANTE DA NECESSIDADE DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURAS DE TEREM CONHECIMENTO E VIVÊNCIA DE UMA ROTINA DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE ENSINO. DURANTE A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES NO PERÍODO VIGENTE DO ESTÁGIO, FORAM ARTICULADAS DISCUSSÕES SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA EM ALUSÃO ÀS REFLEXÕES E ENSINAMENTOS DE TEÓRICOS DAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, A SABER: LIBÂNEO (2008), FREIRE (1996) E VERCEZE E SILVINO (2008). O OBJETIVO PRINCIPAL FOI CONHECER E PARTICIPAR DA REALIDADE E ROTINA DA ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, A QUAL DURANTE TODO O ESTÁGIO HOUVE INTERAÇÃO ENTRE ESTAGIÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DO QUADRO ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICO ESCOLAR. DIANTE DOS RESULTADOS, HOUVE SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS CONCERNENTE A DISCIPLINA NO ÂMBITO ACADÊMICO DA LICENCIATURA. ASSIM, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CULMINOU NA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DA OFICINA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, CUJOS RESULTADOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA COM O MODO MAIS EFICIENTE DE SE PENSAR O PAPEL DO DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO E O PROFESSOR NO AMBIENTE ESCOLAR, NO EXERCÍCIO DE SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES.